Da ideia aos resultados: os 7 passos do processo co-criativo.

Branding sua marca reflete sua publicidade?
novembro 22, 2018
Show all

A campanha perfeita de marketing contempla muitas etapas importantes. A falta de qualquer uma delas vai afetar a qualidade da sua entrega, e com certeza, os seus resultados. Na Hugz, nós compreendemos o quanto elas são interdependentes e estão intimamente relacionadas. Por isso, em cada etapa de marketing, não abrimos mão de segui-las e seguimos o caminho da ideia aos resultados.

 

A etapa inicial do marketing apresenta as suas dificuldades já de saída: conhecer o mercado em que o cliente se insere e os seus desafios; a dinâmica deste mercado em meio às transformações consecutivas que acompanham as tecnologias do momento e o comportamento do consumidor; as dores do cliente ideal deste cliente que precisa do marketing para chegar até ele; entender como é possível se diferenciar e criar valor com qualidade, sempre de olho no posicionamento da marca; estes são enormes desafios e a base de todo o planejamento de marketing conforme um modelo de negócios, independente da fase em que ele se encontre.

 

A criação do persona é o que viabiliza olhar para uma figura real, ainda que, em certo ponto, idealizada por um desejo de atender, oferecendo um serviço e/ou um produto, e por um valor de mercado que se almeja. O persona é, por definição, o cliente do meu cliente, o seu consumidor ideal, a sua meta mensal de vendas, o seu público consumidor a ser conquistado e mantido. Ele apresenta as características definidoras de algo sólido, palpável, alguém do mundo real que encontramos em uma esquina para falar de negócios, mas que reúne características de milhares de outras pessoas, por isso, é o meu modelo de vendas.

 

Este persona apresenta dores. E as dores, no marketing, são aquelas necessidades que precisam ser supridas de alguma forma, por produtos ou serviços. Quanto mais se conhece o persona, maiores são as chances de eu conseguir atrair efetivamente a sua atenção para aquilo que eu tenho para lhe oferecer. Portanto, todo o briefing, ou seja, o planejamento das estratégias que irão dialogar com o persona, nunca deve se afastar das necessidades que só este meu modelo ideal de consumidor pode apresentar. Ele é o meio e o fim de uma campanha de marketing sólida.

No entanto, o mercado vive transformações profundas cada vez mais rápidas. Isso faz com com que as necessidades do persona flutuem, oscilando no mar intempestivo das tendências de mercado. Para uma campanha de marketing eficaz, é preciso estar de olho então no plano de negócios do meu cliente, nas dores do cliente do meu cliente, e nas mudanças propostas pelo mercado de consumo.

 O planejamento estratégico de conteúdo é a alma de uma campanha. Com ele criamos os assuntos que vão dialogar com as dores do cliente e gerar posicionamento para a marca, através da ideia de autoridade. Cria-se um espaço em que o público-alvo é mobilizado a participar de uma comunidade em torno de uma marca, seus valores, e seus temas mais caros. Com a gestão de conteúdo, além de outras estratégias como, por exemplo, o email marketing, também desenvolvemos o funil de vendas, que é o caminho proposto na campanha para levar o cliente do meu cliente a compreender toda uma linha de problematização sobre as suas próprias dores, desde a existência de uma dor, os meios para curar esta dor, e os custos envolvidos. O próximo passo é o design criado de forma consistente e atrativa com uma linguagem e um layout específico para o persona e conforme as diretrizes do branding do negócio. Além do branding voice, que nada mais é do que o tom e o estilo de comunicação introduzido no meu planejamento de conteúdo, o design, ou seja, a geração de artes digitais ou gráficas, trará a coerência, o estilo, e a beleza necessários para definir uma mensagem com personalidade.

Na etapa de avaliação com o cliente, são feitos os ajustes finos para que cada detalhe do projeto executado esteja de acordo com os objetivos da campanha de marketing. Este é um processo demorado que exige co-participação intensiva de ambas as partes, tanto do consultor ou da agência de marketing, quanto do cliente que precisa estar à par da evolução do desenvolvimento da campanha.

 

A entrega final abre uma nova etapa fundamental do projeto para os analistas de marketing, que é o acompanhamento da campanha pelo público-alvo e o seu envolvimento com cada etapa planejada para a conquista deste público. Aqui, o impacto da campanha vai sendo avaliado na aferição de todas as métricas das diferentes plataformas de comunicação social em que a estratégia foi montada. A finalidade disso é realizar os ajustes necessários para conduzir a campanha conforme a interação do público e ir aprimorando as estratégias de modo a conquistar resultados mais rápidos, duradouros e significativos.

 

Como foi visto, as etapas de criação de uma campanha de marketing envolvem muitos profissionais, de forma que todo o processo não apresente falhas, que podem ser previstas e antecipadas. Do comercial ao profissional que faz a análise de mercado, do expert na construção do(s) persona(s) ao funcionário que elabora o planejamento estratégico de conteúdo, dos redatores aos designers, do analista em métricas ao cliente, cada peça-chave do processo altera o equilíbrio do conjunto como um todo.

Na Hugz nós nos preocupamos com o alcance de resultados, muito mais do que na simples execução de tarefas. Por isso nos definimos como uma agência de conexão cujo objetivo principal é a projeção da sua marca e do seu negócio a um novo status comercial, social e cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *