Como analisar um INFLUENCIADOR DIGITAL?

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Marketing de Influência é uma estratégia onde uma empresa utiliza do público de um influenciador digital, alinhado a sua estratégia. O objetivo é promover seu produto ou serviço por meio de uma parceria, patrocínio, ou qualquer ação que atinja o público-alvo.
Um influenciador é uma pessoa que deve estar entre a marca e o consumidor, servindo como ponte de contato entre a empresa e o consumidor. Assim, seu trabalho é, ao mesmo tempo, atingir os objetivos da marca e satisfazer os seus seguidores/inscritos/público.

Mas você sabe qual é a diferença entre os influenciadores e como selecioná-los? Como eles são avaliados? Sente confortavelmente, pegue um café ou chá e aproveite a leitura!

OS NÍVEIS DE INFLUÊNCIA

A influência se dá pelo alcance e engajamento com um público que uma pessoa possui em alguma rede social ou acesso digital, isso em sua maioria, através do número de seguidores, inscritos ou assinaturas. Dentro do marketing de influência, a hierarquia pode ser representada pela Pirâmide da Influência. Como podemos ver:

Todas as pessoas são influenciadoras, mas são divididas entre as que trabalham profissionalmente com o Marketing de Influência e as pessoas que são defensoras de uma marca.
No topo da pirâmide, temos os influenciadores Everyday, aqueles que não se consideram influenciadores, mas possuem uma intimidade muito grande com o público presente na sua rede. Em sua maioria, composta por amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos. Muito parecidos com os Everyday, os Nano influenciadores, são compostos de uma forma parecida, com mais notoriedade, mas sem um alcance grande.

O Micro influenciador é marcado pela divisão do nicho de atuação, assim como a preocupação com a sua audiência e o nível de engajamento. Acima do Micro, o Macro influenciador tem um alcance bem maior onde atua e possui um destaque, mas não possui tanto engajamento.
O Mega influenciador são aqueles que possuem enorme visibilidade, e seu diferencial já se inclui a participação em ações offline.
Por último, no topo da árvore de natal, estão as celebridades, caracterizadas pelo seu potencial de alcance, onde incluem-se artistas, atores, atletas, youtuber, pessoas de sucesso.
Mas agora que você já sabe o que é Marketing de Influência e os tipos de influenciador, sabe qual a melhor forma de escolher um influenciador para a sua marca?

COMO ESCOLHER UM INFLUENCIADOR DIGITAL PARA A SUA MARCA

Antes de qualquer coisa, defina aquilo que você deve buscar, que tipo de influenciador seria o influenciador perfeito para a sua marca. Defina:

Segmento: qual área?
Assunto: sobre que assunto?
Atividade: quais ações deve fazer?
Público: seguidores, inscritos, leitores?
Meio: em que rede atua?
Produto/Serviço: o que pretende promover?
Como: de que forma?

Em seguida, realize a famosa “pesquisa”. Vá atrás de tudo sobre o tema que você quer abordar com o Marketing de Influência e busque encontrar o influenciador que mais se encaixa nos seus objetivos. Pesquise por:

Palavras-chave do Google: e descubra quem faz conteúdo nesse nicho.
Hashtags específicas: fugindo do genérico, limitando resultados.
Blogueiros(as): escolhidos por demografia – sua região.
Público-Alvo: qual o gênero, idade, região e horários que mais acessam.
Conteúdo: que tipo de conteúdo é o mais alinhado com a sua estratégia.
Voz: como o influencer se comunica com a audiência.
Mídia kit: portfólio do influenciador.

Com base nisso, cria-se uma base de dados com todas as informações de todos os influenciadores que se encaixam no seu alinhamento estratégico. Se possível, criando uma tabela ou planilha, analisando todos os selecionados de forma 360º, estabelecendo tópicos para que consiga compará-los e fazer um ranking.

Como você pode ver, escolher um influenciador para realizar o Marketing de Influência de uma marca não é tão fácil quanto parece, principalmente quando as empresas sempre buscam os maiores influenciadores, sem perceber que seguidores não significam vendas. Existe um longo planejamento a ser feito para que a ação desejada seja efetiva e com sucesso!
Quer saber mais sobre isso? Leia nosso artigo de Marketing de Influência e comece bem desde o início.

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