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O GUIA COMPLETO DE MARKETING NO INSTAGRAM

O GUIA COMPLETO DO MARKETING NO FACEBOOK
agosto 31, 2019

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é uma plataforma desenvolvida pelo Facebook, lançada em 2010 que tem como intuito compartilhar fotos e vídeos entre os usuários. Em 2011, o Instagram já contava com quase 10 MILHÕES de usuários. Hoje, ele já conta com mais de UM BILHÃO (não é brincadeira não) de usuários ativos todo mês.

Nos últimos anos, o Instagram foi uma das redes sociais que mais cresceu, cerca de 23% ao ano, que também se explica pelo seu grande uso: 60% dos navegantes da internet utilizam o Instagram diariamente. Isso faz com que o Instagram seja a segunda rede social mais utilizada no mundo, depois do próprio Facebook.

E como todo bom marketeiro não perde uma oportunidade, nada melhor que saber a melhor forma de utilizar essa rede social. Assim como o Facebook, para planejar campanhas e estratégias de marketing no Instagram também precisamos de muito estudo e avaliação dos diferentes cenários e públicos.

Quer saber tudo sobre o Instagram? É só continuar conosco até o final deste artigo! Todas as suas dúvidas devem ser resolvidas com o nosso GUIA COMPLETO DE MARKETING NO INSTAGRAM.

POR QUE SUA EMPRESA PRECISA ESTAR NO INSTAGRAM?

Com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, o Instagram anda no caminho para se tornar a maior rede social do mundo, crescendo 5 vezes mais que qualquer outra rede. Mas seu número não é apenas grande em crescimento, o engajamento entre os usuários é até 58 vezes MAIOR que o engajamento no Facebook.

No mercado, mais de 93% dos comerciantes afirmam que utilizam das redes sociais para divulgar sua empresa, segundo a pesquisa Social Media Marketing Industry Report 2019. E no Instagram, especificamente, existem mais de 2 milhões de anunciantes ativos!

Estar no Instagram pode ser a chave para o seu sucesso, pois se utilizada da forma certa, como qualquer outro meio de comunicação, pode alcançar o seu público-alvo de forma certeira. Isso sem falar no Marketing de Influência, que ganha cada vez mais lugar entre os perfis e as marcas.

Utilizar esse conhecimento, essas informações sobre a rede social para construir uma estratégia é muito importante, pois é através destas respostas, que entendemos os principais motivos para sua empresa estar no Instagram, que são:

1. PRESENÇA DIGITAL

Construir uma posicionamento no meio digital para sua empresa é um dos grandes passos para uma estratégia de marketing digital. Somente através do pilar Conteúdo – Relacionamento – Plataforma – Posicionamento é que isso é possível.

Trazer autoridade através do engajamento e do conteúdo faz sua marca ser lembrada por mais pessoas.

2. BAIXO INVESTIMENTO

O Instagram é uma rede social na qual, com pouco dinheiro, você pode se promover uma publicação ou sua página. Estima-se que mais de 7 bilhões de dólares foram investidos em publicidade no aplicativo. A partir de R$5,00 já é possível fazer algum tipo de ação nesta rede, o que a torna bem acessível. Existem várias formas de fazer isso, que pode ser através de:

FOTO

Com uma única foto é possível realizar uma Chamada Para Ação (Call to Action) para os consumidores. Dentro da mesma campanha, é possível fazer uma diferenciação, com imagens diferentes, de modo que você consegue fazer um teste A/B e descobrir qual delas gera mais conversão.

CARROSSEL

Com até 10 fotos em uma única publicação, essa ação permite que a pessoa role para o lado e veja outras imagens, que devem se complementar. O Stoytelling tem muita força nesse tipo de postagem. Além, é claro, de poder incluir uma Chamada Para Ação para o cliente ser capturado.

VÍDEO

Com 38% mais taxa de engajamento que as publicações de imagens, o diferencial do vídeo é seu tamanho: o Instagram só permite vídeos de até 60 segundos, com uma Chamada Para Ação para o usuário. Os vídeos, apesar de curtos, são feitos para gerar uma conexão com a pessoa do outro lado da tela.

STORIES

Muito parecida com o aplicativo SnapChat, as “histórias” são vídeos de até 15 segundos que são compartilhadas com os seguidores de uma página e desaparecem depois de 24 horas. Agora, o Instagram também tem uma forma de fixar as histórias, colocando-as em Destaques no perfil.

3. ALTO ENGAJAMENTO

O Instagram é uma das redes sociais que possui mais engajamento entre seus usuários. Mais de 4,2 bilhões de likes – curtidas -são deixados em publicações todos os dias. Na sua última atualização, o Instagram tirou a visualização dos números de curtidas das publicações, a fim de colaborar na saúde mental de seus usuários. No entanto, o número ainda é visto pelo dono da conta.

Curtir, comentar, compartilhar ou apenas visualizar é muito fácil. Utilizar isso ao seu favor na construção de uma estratégia de marketing é essencial. Também é possível utilizar do Marketing de Influência nesse momento e usar o engajamento de outra pessoa para divulgar o seu produto ou serviço.

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing na qual uma marca utiliza da audiência e engajamento de uma pessoa influenciadora para se promover.

É um processo de identificação, pesquisa, relacionamento, gestão e ativação, no qual uma marca utiliza da audiência de um influenciador para promover sua marca, produto ou serviço. Não é apenas uma campanha, um #publipost, um “mershan”, é um processo que precisa de preparo, conhecimento, estratégia e planejamento.

Nós temos um artigo inteiro te ensinando sobre Marketing de Influência, é só clicar aqui e saber tudo sobre o assunto.

4. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO

Como o Facebook, uma conta Negócio no Instagram permite uma ótima análise sobre o público que acessa o seu perfil. É possível analisar o gênero, a idade, a localização e até o horário e os dias que acessou seu perfil, de forma que colabora na elaboração estratégica de uma campanha.

Apesar do público do Instagram ser um público mais jovem, com 32% dos usuários na faixa dos 25 a 35 anos, é possível, com as análises, atingir outros públicos.

5. RECURSOS MAIS VISUAIS

O Instagram tem como principal diferencial, a forma como os recursos visuais são utilizados. Diferente do Facebook, esta rede não permite o compartilhamento de apenas texto. É obrigatório ter uma foto ou vídeo. Tirar fotos de boa qualidade, um design arrojado e ter um conteúdo específico que inspire as pessoas, seguindo um estilo de vida, conquista o público.

COMO FAZER SEU INSTAGRAM DECOLAR?

Sua empresa tem ou quer ter um Instagram e não sabe por onde começar? Bem, até aqui, te mostramos o que o Instagram tem para te oferecer que pode te ajudar a atingir os seus consumidores. Algumas dicas que podemos te dar são:

1. TENHA UM PERFIL DE NEGÓCIO

Esse tipo de perfil permite toda a análise sobre as informações de engajamento, além de ter conexão direta com a sua página de negócio do Facebook. Crie um perfil, selecione um ícone visualmente agradável de ver, escreva uma pequena biografia e conecte ao seu site e seus contatos de telefone e email, se quiser, defina alguns destaques sobre sua empresa.

2. UTILIZE DA CRIATIVIDADE

Use e abuse da criatividade na hora de criar uma publicação. Publicações inesperadas e divertidas têm mais probabilidade de se tornarem virais. Quanto mais profissionais as fotos, mais engajamento possuem. Além da qualidade da foto, também é necessário tem um texto de apoio que complemente a publicação.

Mas nem sempre as coisas são assim. A atual foto mais curtida do Instagram neste momento, por exemplo, é um ovo. Não é nem brincadeira! A foto, que hoje consta com 53.724.092 curtidas foi publicada pelo perfil @world_record_egg, em uma batalha mundial contra a segunda foto mais curtida, do perfil de Kylie Jenner.

sso só comprova como a criatividade e diferencial podem te tornar único nesta rede.

3. USE HASHTAGS

Em uma publicação o Instagram permite a utilização de até 30 hashtags, mas o mais indicado, é que você usa até 5 delas. Procure utilizar hashtags famosas que façam sentido com a sua publicação e hashtags referentes à sua área de atuação. Muitas campanhas, concursos e promoções já são feitas através das hashtags, sempre trazendo bons resultados.

Chegamos ao fim dessa jornada, mas você pode continuar aprendendo muito com a gente! Conheça também tudo sobre o Marketing no Facebook! Até a próxima 🙂

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