fbpx

O poder dos influenciadores digitais

Da ideia aos resultados: os 7 passos do processo co-criativo.
dezembro 19, 2018
Como usar técnicas de SEO para impulsionar o seu site
maio 29, 2019

No passado, apenas um pequeno grupo seleto de celebridades, jornalistas e revistas tinha o poder de influenciar um consumidor. Nos dias atuais, com a popularização da internet, esses influenciadores cresceram em grande quantidade, sendo pessoas comuns. Essa proximidade entre o atual influencer com seu público acontece principalmente pela relação de representação e reconhecimento, como por exemplo, Carlinhos Maia e Whindersson Nunes, que tiveram sua humildade como maior conquistador de público, esse é o poder dos influenciadores digitais.

No marketing, pouco se falava e pouco se creditava o poder de um influenciador. Entretanto, a cada dia se vê mais a sua importância. Mas você sabe o que define um influenciador? Como esse poder pode te ajudar a vender? É sobre o que falaremos neste artigo!

 

O QUE SÃO INFLUENCIADORES

 

Os influenciadores são pessoas, grupos ou marcas que se destacam nas redes sociais e geram conteúdo massivo em que a pessoa que o segue é influenciada de alguma forma, sendo conhecidos também como formadores de opinião. Felipe Neto, Whindersson Nunes, Carlinhos Maia, Bianca Andrade, Kéfera, são todos exemplos de influência sobre seus seguidores e inscritos, seja nas redes sociais ou em presença em propagandas.

No entanto, grande parte dos conceitos de influenciadores digitais são questionados quando pergunta-se: será realmente que todos os seguidores ou fãs que essa pessoa influencer possui são mesmo influenciadas por suas opiniões?

Essa questão acaba formando outra: como saber se o perfil é um formador de opinião?

 

COMO AVALIAR A INFLUÊNCIA DE UM PERIL?

 

Quando falamos sobre influência, não falamos apenas em número de curtidas, compartilhamentos e seguidores, e sim, de pessoas reais por trás de cada número.

Quando trabalhamos com marketing digital, precisamos de informações e números para entender a forma coerente de trabalho que pode se seguir de forma que haja uma avaliação positiva de resultados. Para isso, para cada canal existe um técnico de avaliação e uma forma de mensurar.

Nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, ou até no Youtube, conseguimos analisar o grau de engajamento de um determinado perfil comercial. Para analisar mais a fundo quem são realmente os maiores influenciadores digitais, um dos maiores indicadores é o Klout, um algoritmo que foi desenvolvido especificamente para avaliar o grau de influência gerado por um grupo de canais presente nas mídias sociais.

Você deve estar pensando: Tá! Eu entendi o que é um influenciador, mas por que investir em um? Quer saber? Bora descobrir!

 

POR QUE INVESTIR EM UM INFLUENCIADOR DIGITAL?

 

Ao investir em Marketing de Influência, investe-se em pessoas que podem causar enormes impactos com um custo bem menor. Essa influência das redes sociais na vida das pessoas foi comprovada por uma pesquisa da Sprout Social que revelou que 74% das decisões dos consumidores são baseadas nas suas observações nas redes sociais.

Cada vez mais as empresas estão recorrendo aos influenciadores digitais pela quantidade de impacto que podem causa, seja em reconhecimento, vendas ou adição de valor a marca, gerando resultados assertivos.

Os comentários estão encerrados.