Persona: porque ele é importante para seu negócio

Como funciona o Inbound Marketing?
janeiro 11, 2018
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A criação de personas impacta diretamente nos esforços de marketing, sejam através dos canais digitais ou não. Eles refinam sua estratégia, simplificam o processo de vendas e melhoram todos os pontos de contato com potenciais clientes.

Muitas empresas pulam está fase em seus planos de marketing e acabam errando de forma grosseira seus esforços para comunicar-se com seus públicos.

 

O que é um persona?

 

Uma persona é uma representação do seu cliente-alvo. Ponto. É uma fotografia criada com base em pesquisas e entrevistas com clientes reais. Além de dados demográficos (idade, sexo, renda, estado civil) o persona é criado através de características intangíveis como: objetivos de vida, quem os influencia no dia a dia, quais meio de comunicação ele consome, quais seus passatempos, como utiliza seu tempo entre outros fatores.
Os personas são fortemente usados pelo marketing, mas deveriam ser abraçadas por toda organização. Numa era fortemente orientada ao cliente não ter mapeado seus personas (que podem chegar a dezenas) é um erro que pode custar caro.
O persona pode otimizar esforços em áreas aparentemente não relacionadas ao comportamento do consumidor,  como o setor financeiro, possibilitando ajustes em políticas de cobrança onde a empresa pode melhorar seus resultados e oferecer uma experiência customizada aos seus clientes.
Resumindo: os personas tem que ser abraçados por toda a empresa!

 

Quais informações precisamos para criar um persona: Demográficas X Pessoais.

A pesquisa do persona revela informações essenciais sobre as pessoas que são mais prováveis para comprar seus produtos ou serviços. Por exemplo, um tipo de cliente pode ser:
■ Solteira.
■ Sexo feminino.
■ Idade 25-35.
■ Profissão.
Estes são informações úteis que você precisa saber. No entanto, o entendimento da personalidade fornece um nível mais profundo de compreensão que permite que você realmente fale com seu cliente alvo. Usando o exemplo acima, uma entrevista efetiva com um cliente que se encaixa nesta descrição também pode dizer que:
■ Ela não possui um carro, então a capacidade de fazer online as compras são importantes para ela.
■ Ela tem renda disponível, mas ainda gosta de obter um bom acordo.
■ Ela usa seu smartphone mais que seu laptop.
■ Ela prefere interagir por e-mail do que por telefone.
■ Ela usa as mídias sociais para manter-se atualizado sobre as tendências.

 

Voltando ao marketing, mas precisamente ao inbound marketing…

Personas ajudam a responder as seguintes perguntas:
  • Que tipo de conteúdo tem mais chance de gerar uma resposta de um tipo particular de cliente?
  • Onde minha empresa consegue realizar o primeiro contato com este lead.
  • Como o seu cliente ideal prefere se envolver na compra de sua solução?
  • Que problemas os clientes precisam resolver e como seu negócio os ajuda a obter sucesso em seus objetivos?

 

Uma vez que temos estas respostas estamos prontos para definir um planejamento assertivo. O desenvolvimento de personas é o primeiro passo para qualquer campanha.
Sem conhecer este perfil você não saberá verdadeiramente o que atrai novos leads, e os leva a fazer uma compra. Esta pesquisa se estende para todos os aspectos de uma campanha de inbound marketing e vai guiá-lo. O tempo esforço que você gasta escrevendo materiais será muito menor, e fará muito mais sentido, se você estiver mirando no persona.

 

Quer entrar 2018 com seus persona(s) definido(s)? Nós da Hugz queremos ajudá-los a mapear seu persona. Entre em contato e vamos tomar um café!

 

 Contato Hugz Persona

 

 

 

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