Prova Social: como usar em suas estratégias de marketing

04 dicas para fazer um 2018 diferente
janeiro 16, 2018
Redes Sociais, sua empresa está lá?
outubro 17, 2018
Show all

O que é a prova social

A prova social é um mecanismo instintivo das pessoas, que tem como objetivo tomar as melhores decisões. Conhecer pessoas que já passaram por um mesmo dilema, e tiveram sucesso na tomada de decisão. É um atalho que usamos para adequar nosso comportamento.

Este “mecanismo psicológico” vem sendo usado cada vez mais pelo marketing. Isso por conta do uso frenético das redes sociais e o grande número de informação disponível na internet. Essa variedade de informações causa dúvida na hora de decidir e a “prova social” geralmente decide a partida.

A prova social foi estudada cientificamente por Robert Cialdini, Ph.D em Psicologia, e autor do best seller Armas da Persuasão, onde este conceito é explicado.

 

 

Prova Social e o Marketing

Pense bem, ao se deparar com o mesmo produto, de empresas diferentes, e uma das empresa tem mais curtidores no Facebook que e a outra. Sinceramente qual você se inclinaria a comprar? O fato é que buscamos nos outros indícios de comportamento à seguir. Em duas situações a aprovação social é mais eficaz:

 – Quando estamos em uma situação de incerteza;
– Quando somos influenciados por pessoas semelhantes a nós.

O fato é que buscamos fora de nós qual caminho é melhor a seguir. Como falado o marketing vem usando a algum tempo técnicas para “provar socialmente” seus produtos e serviços. Além de seguidores em redes sociais, usa-se muito o depoimento de clientes. Essa é uma boa forma de mostrar como as pessoas resolveram seus problemas usando seus produtos.

Além disso, compartilhar estudos de casos, em forma de história funciona muito bem na hora de conquistar um cliente indeciso.

 

Conclusão

Não custa lembrar que, para conseguir depoimentos realmentes incríveis, ou estudo de casos fodásticos, você precisará incrementar também o nível de serviços e de experiências que tem oferecido a seus clientes.

Assim será muito mais fácil transformá-los em defensores e propagadores das boas experiências que tiveram com sua empresa. Ao fazer isso você irá reduzir drasticamente o custo de aquisição de clientes (CAC), uma vez que um cliente feliz e satisfeito é o melhor argumento de vendas.

Portanto mãos a obra: vá atrás desses depoimentos e compartilhe as histórias bem sucedidas de seus clientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *