A receita PERFEITA para ter engajamento nas redes sociais!

Participe da newsletter para receber conteúdos exclusivos

Você quer saber qual é a receita PERFEITA para ter engajamento nas redes sociais? Aquela fórmula mágica para ter resultados milionários?

Então, ela não existe.

“Oh, não? Como assim? Mas os ‘especialistas’ têm essas fórmulas!”

Meu amigo, minha amiga, pare AGORA MESMO de acreditar em tudo o que se vê pela internet ou com seus amigos. A receita perfeita para ter engajamento nas redes sociais não existe. Isso porque muitos dos conceitos elaborados por esses ‘especialistas’ é baseado em achismos, não em resultados comprovados.

Por isso, separamos algumas das maiores mentiras que você está ouvindo diariamente sobre o engajamento nas redes sociais:

1. Você precisa estar em todas as redes sociais!

Primeiramente, uma das dicas da receita perfeita para ter engajamento nas redes sociais é estar em todas que conseguir, porém isso é errado. Sabe por que? É bem simples: seu público pode não estar lá.

Ou seja, é mil vezes mais fácil quando você estuda a sua persona e compreende em que redes sociais ela está. Assim, você não gasta energia e esforços sem motivo para criar conteúdo e não conseguir alcançá-la.

Atualmente, as redes sociais mais usadas são o Facebook, o Instagram, YouTube, LinkedIn, TikTok e Twitter. Entretanto, você não precisa ter conta em todas elas. Imagine só se seu público consome de você pelo LinkedIn e você fica só no Instagram. Não iria funcionar, certo?

Tome muito cuidado e sempre entenda exatamente quem você quer atingir e quais são seus hábitos de consumo.

2. Poste 3 vezes por dia no mínimo!

Em segundo lugar, uma das maiores mentiras da receita perfeita para ter engajamento nas redes sociais é postar dezenas de vezes por dia em todas essas redes sociais. Porém, isso é errado em diversos aspectos:

  • Você não consegue criar tanto conteúdo útil e importante para o seu cliente;
  • É impossível engajar as pessoas com tanto conteúdo;
  • Você vai acabar saturando seu usuário com informações que ele não quer.

Em suma, você precisa entender que conteúdo é rei. Se sua página não tiver bom conteúdo e for apenas um monte de imagens repetidas e sem sentido, as pessoas vão embora. É uma velha premissa de que qualidade é melhor que quantidade.

3. Faça grids no Instagram!

Ô, meu queride! Acabamos de falar sobre como o conteúdo é importante, então nisso também entra o famoso grid do Instagram. Gente! Tomem muito cuidado com isso, pois o grid, na maioria das vezes, se trata apenas de uma imagem em péssima qualidade dividida em várias sem conteúdo algum.

Existe muito mais engajamento em cada uma de suas postagens do que visitas ao perfil. Assim, foque no conteúdo e não no visual do seu Instagram. O feed bonitinho não adianta se não tiver conteúdo interessante!

4. Para vender você precisa ter muitos e muitos seguidores!

Nããão! Em quarto lugar nessa receita perfeita para ter engajamento se apresenta a confusão de que você precisa ter milhares de seguidores para vender. Não é assim que funciona!

Isso porque, como falamos anteriormente, você tem que saber exatamente onde seu público está para vender. Ou seja, se você tiver apenas 200 seguidores, mas eles são engajados e pelo menos 50 deles compram de você, já é sucesso. Por outro lado, lembrem-se do caso da influencer com 2,6 MILHÕES de seguidores que só conseguiu vender 36 camisetas! Parece piada, não é?

Seus seguidores, na maioria das vezes, não são seus consumidores. PRESTA ATENÇÃO NISSO!

5. Entre nas ondas dos memes sempre que puder!

Em quinto lugar na nossa receita perfeita para ter engajamento, falamos sobre os memes. Sim! Aquelas publicações culturais que viralizam exponencialmente. Elas são muito legais e é interessante ver as marcas utilizando, porém, temos que ter cuidado se estão alinhados com o nosso negócio.

Se sua empresa tem um tom de voz sério e informativo, na maioria das vezes, os memes podem ser uma carta bem errada no jogo. Analise se o meme se encaixa no que você propõe e não vá na onda só por ir! 

6. Não preciso investir nas redes sociais para gerar engajamento!

Se você acha isso, está muito errado! Sim, o conteúdo orgânico e o contato pessoal são muito bons para gerar engajamento nas redes sociais, porém, muitas vezes o algoritmo não colabora com você.

O Facebook, por exemplo, nos últimos meses teve uma queda absurda de entrega e engajamento com foco no possível investimento. Assim, mesmo que aplicando poucos reais por dia nas suas redes, você terá mais engajamento!

Vamos aplicar a  verdadeira receita perfeita para ter engajamento nas redes sociais!

Agora que você já sabe as mentirinhas que são contadas pelos “especialistas”, está na hora de aplicar a verdadeira receita de engajamento: teste e produção.

Em suma, quando você aplica estratégias e realiza análises dos seus resultados, pode entender o que funciona e o que não. Isso porque todas as páginas e perfis nas redes sociais são diferentes! Entenda as necessidades da sua!

Compartilhe:

Veja também outros conteúdos: