ARTIGO SEO: como elaborar um com sucesso?

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Neste artigo, eu vou explicar como você pode elaborar um artigo com base em boas práticas de SEO. Vamos juntos escrever o melhor artigo de todos os tempos?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, traduzido como “otimização para mecanismos de busca”. Isso quer dizer que seu texto pode ser mais facilmente ranqueado em plataformas como o Google se bem estruturado. Assim, você poderá ter mais acessos ao seu blog e, consequentemente, mais leads.

Mas como fazer um artigo assim? Aqui vão alguns passos para te ajudar!

 

1. Defina quem é a sua persona

Antes de escrever qualquer coisa, você precisa definir quem é a sua persona, ou seja, quem você quer atingir com esse artigo. É imprescindível que você entenda quais são as maiores dúvidas desse público, o que ele quer e o que ele busca e qual a melhor forma de falar com ele.

Um artigo precisa ser uma conversa com informações úteis para a pessoa certa, no momento certo. O foco é sempre no usuário. 

 

2. Defina sua keyword 

Primeiramente, você precisa  definir sobre o que vai falar. Qual o seu tema? Seu assunto, seu setor? Defina uma palavra-chave, neste texto, minha palavra-chave é “artigo”, e você a verá sendo repetida muitas vezes. Você pode escolher entre dois tipos de palavra chave:

  • Short tail: palavras-chave curtas, que vão ter bem mais concorrentes no sistema de busca. Como por exemplo: artigo.
  • Long tail: palavras-chave mais longas, super indicadas para temas específicos com dúvidas. Por exemplo: o que é um artigo SEO.

Também é necessário entender em que etapa do funil está o consumidor que você deseja atingir com este artigo. A jornada de compra é essencial para fazer o visitante tornar-se um lead. Por exemplo:

  • Topo de funil: o que é artigo SEO?
  • Meio de funil: como elaborar um artigo SEO?
  • Fundo de funil: empresa de produção de conteúdo

 

3. Estruture seu texto

Ao elaborar um artigo otimizado para SEO, antes mesmo do texto, eu elaboro o esqueleto, que nada mais é que os títulos e temas que irei abordar no decorrer do texto. Esse é o momento para você definir o que chamamos de Heads (títulos), também conhecidos pela sigla H.

  • H1: é o título principal, aquele que todos vão encontrar ao procurar pela sua palavra-chave. Não se esqueça de colocar sua palavra-chave nele, de preferência no início, com uma copy irresistível.
  • H2: são os títulos secundários, no caso deste artigo, são os enumerados. Essa é a estrutura interna que vai colaborar na legibilidade do seu texto.
  • H3: são os títulos dentro do H2 e assim por diante.

Os heads precisam ser bem definidos para ter mais legibilidade geral, pois grande parte das pessoas passa os olhos pelo artigo antes de lerem ele completamente. Até aqui o esqueleto deste artigo se apresenta assim:

  • H1: ARTIGO SEO: COMO ELABORAR UM COM SUCESSO?
    • H2: Defina sua persona
    • H2: Defina sua keyword
    • H2: Estruture seu texto

Não se esqueça que a palavra-chave que você definiu deve aparecer pelo menos uma vez em algum destes títulos secundários e terciários.

 

4. Divida bem os parágrafos

Outra boa prática na produção de um artigo para SEO é a boa divisão do texto. O Google indica que cada frase não deva ter mais de 30 palavras e que entre cada título tenha no máximo 300 palavras.

Escreva frases curtas, mas utilizando palavras de conexão, e faça com que essa estrutura não se torne maçante para ler. O Google costuma valorizar textos facilmente legíveis.

Eu costumo escrever de duas a quatro linhas a cada parágrafo, pois em sua aplicação, as frases não parecem soltas e ainda é possível ter a forma profissional.

 

5. Utilize destaques no seu artigo

Negrito, itálico, sublinhado, CAPS LOCK. Seu artigo será visualmente mais agradável se utilizar formas de destacar palavras ou frases úteis. Isso impacta o leitor e, quando ele fizer a leitura dinâmica, verá esses detalhes que podem ajudá-lo a encontrar a resposta que procura.

 

6. Use links internos e externos

Outra boa ação para elaborar um artigo SEO com sucesso é a utilização de links internos e externos. O que isso quer dizer? Basicamente, links internos são os do seu próprio site ou blog, onde você faz ligações com outros blogs que você já fez.

Por outro lado, os links externos são utilizados para gerar autoridade, para você e para o blog que você utilizou o link. É bom utilizar esse tipo de link quando apresentar pesquisas, citações e informações de autoridade.

 

7. Utilize imagens

A utilização de imagens explicativas é crucial para facilitar a visualização do artigo de forma geral. Gráficos, infográficos, tabelas e fotos, se bem utilizadas, podem facilitar a legibilidade do artigo. Isso torna o artigo agradável e visual.

Depois de fazer toda esta estrutura, é só você finalizar com uma chamada para outro artigo seu que possa ser útil para sua persona. Agora, é a sua vez de fazer um texto inesquecível!

 

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