Sua marca teve um branding bem definido? A estrutura dessa marca representa exatamente o que você quer passar para o consumidor? Se você não sabe a resposta, você não sabe para onde sua marca está indo!
O Branding é uma das ações iniciais mais importantes no posicionamento de marca, afinal, é ele que vai definir a paleta de cores, o logo, a forma que isso vai se apresentar ao público e como sua marca vai falar.
O que uma marca precisa ter?
Antes de mais nada, é necessário entender que o branding é muito maior que só um logotipo. A marca, que falamos, se apresenta no mundo mental e é um conjunto de ações e expressões que definem quem sua empresa é, seus sentimentos, experiências e percepções.
Dessa forma, as principais necessidades de uma marca são:
1. Logo
O logo (palavra masculina) é o ponto de partida do seu branding, é o símbolo que deverá ser usado para criar lembrança de marca nos consumidores. O Logo pode ter quatro formatos diferentes:
Isotipo
Parte simbólica que é reconhecida sem texto.
Logotipo
É uma marca lembrada por um texto.
Imagotipo
É a combinação entre imagem e texto, de forma separada.
Isologo
É a junção entre texto e ícone que o constroem.
Crie uma identidade visual completa através da marca, com paleta de cores, aplicações e estilos fotográficos e gráficos bem definidos.
2. Crie uma brand voice
Como sua marca vai falar? Qual tom de voz, o estilo e a forma que ela terá? Defina suas características e seus sentimentos, seus desejos. Ou seja, defina a personalidade escrita da sua marca. Ela pode ser:
- Amigável;
- Divertida;
- Estimulante;
- Séria;
- Calorosa;
- Sarcástica;
- Jovem;
- Elegante;
- E muito mais!
3. Aplicações
Defina onde sua marca será aplicada e de que forma deve ser feito. O manual completo de marca do branding – o brandbook – deve ter todas essas informações minuciosamente explicadas para que todos entendam como utilizar a sua marca da forma mais certa possível.
Chegamos ao fim, dessa lista, mas podemos ir bem mais a fundo. Agora que você tem uma base, continua com a gente pra ler nosso artigo sobre marcas!