BRANDING: por que ter uma marca bem definida?

capa do artigo
STORIES DO INSTAGRAM: como usar essa ferramenta?
fevereiro 25, 2020
Os 21 termos de marketing que você precisa saber!
março 25, 2020

Sua marca teve um branding bem definido? A estrutura dessa marca representa exatamente o que você quer passar para o consumidor? Se você não sabe a resposta, você não sabe para onde sua marca está indo!

O Branding é uma das ações iniciais mais importantes no posicionamento de marca, afinal, é ele que vai definir a paleta de cores, o logo, a forma que isso vai se apresentar ao público e como sua marca vai falar.

O que uma marca precisa ter?

 

Antes de mais nada, é necessário entender que o branding é muito maior que só um logotipo. A marca, que falamos, se apresenta no mundo mental e é um conjunto de ações e expressões que definem quem sua empresa é, seus sentimentos, experiências e percepções.

Dessa forma, as principais necessidades de uma marca são:

1. Logo

O logo (palavra masculina) é o ponto de partida do seu branding, é o símbolo que deverá ser usado para criar lembrança de marca nos consumidores. O Logo pode ter quatro formatos diferentes:

Isotipo

Parte simbólica que é reconhecida sem texto.

Logotipo

É uma marca lembrada por um texto.

Imagotipo

É a combinação entre imagem e texto, de forma separada.

Isologo

É a junção entre texto e ícone que o constroem.

Crie uma identidade visual completa através da marca, com paleta de cores, aplicações e estilos fotográficos e gráficos bem definidos.

2. Crie uma brand voice

 

Como sua marca vai falar? Qual tom de voz, o estilo e a forma que ela terá? Defina suas características e seus sentimentos, seus desejos. Ou seja, defina a personalidade escrita da sua marca. Ela pode ser:

  • Amigável;
  • Divertida;
  • Estimulante;
  • Séria;
  • Calorosa;
  • Sarcástica;
  • Jovem;
  • Elegante;
  • E muito mais!

 

3. Aplicações

 

Defina onde sua marca será aplicada e de que forma deve ser feito. O manual completo de marca do branding – o brandbook – deve ter todas essas informações minuciosamente explicadas para que todos entendam como utilizar a sua marca da forma mais certa possível.

Chegamos ao fim, dessa lista, mas podemos ir bem mais a fundo. Agora que você tem uma base, continua com a gente pra ler nosso artigo sobre marcas!

Os comentários estão encerrados.