O que é Marketing de Influência?

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Whindersson Nunes, Carlinhos Maia, Kim Kardashian, Bruna Marquezine, Kylie Jenner… Você provavelmente reconheceu a maioria dos nomes citados. Sabe por que? Ou o que essas pessoas são? Além de humoristas, modelos, artistas e empreendedores, essas pessoas também são o que chamamos de de influenciadores.

Afinal, na atual era do Marketing Digital, com a utilização da internet e das redes sociais como meios de venda, os influenciadores vêm sendo muito buscados por empresas e marcas. Também chamados de influencers, essas pessoas são convidadas para fazer parte da estratégia de marketing da empresa.

Nos últimos anos o conceito de influenciador teve uma leve deturpação, muitas vezes, diminuindo seu poder, afinal, qualquer pessoa pode ser um influenciador, mas dentre essa multidão presente na internet, quais são as pessoas que realmente sabe o que é e pratica o Marketing de Influência?

É sobre isso que vamos falar hoje! Aproveite a leitura!

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing na qual uma marca utiliza da audiência e engajamento de uma pessoa influenciadora para se promover.

Pode não parecer, mas o conceito de Marketing de Influência não é novo, focado no atual mundo do marketing digital, como muitas pessoas acreditam. As primeiras utilizações dessa estratégia datam de 1800, com a presença de pessoas influentes da época em anúncios impressos. Mais de um século depois, em 1950, temos o famosíssimo Homem Marlboro, o Cowboy que conquistou e influenciou uma geração.

Depois dos anos 2000 é que o marketing de influência teve seu maior pico de crescimento, apresentando-se com esportistas, atores e atrizes, cantores, bandas e pessoas conhecidas e queridas pela população mundial. No entanto, seu auge foi o ano de 2006 com o início das redes sociais, quando os consumidores passaram a ter uma voz ativa.

Sua definição se dá através da junção de outros dois conceitos:

Marketing: conjunto estratégias, métodos e técnicas aplicados à necessidade de explorar, criar e entregar valor para o mercado.

Influência: força de ação que uma pessoa tem sobre algo ou alguém.

Dessa forma, Marketing de Influência é um processo de identificação, pesquisa, relacionamento, gestão e ativação, no qual uma marca utiliza da audiência de um influenciador para promover sua marca, produto ou serviço. Não é apenas uma campanha, um #publipost, um “mershan”, é um processo que precisa de preparo, conhecimento, estratégia e planejamento.

Mas como aplicar esse processo? Bora descobrir?

O QUE É PRECISO SABER ANTES DE APLICAR O MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Grandes transformações estão acontecendo todos os dias no mercado, afinal, sua inovação é crescente e constante. Assim, uma empresa precisa conhecer as mudanças desse mundo e saber como lidar com elas.

Alguns dos aspectos que atualmente têm maior mudança são alguns comportamentos do mercado são: a queda da fidelização dos consumidores à marca, a diminuição da efetividade dos anúncios, a baixa confiança nas marcas, a menor atenção dos consumidores à marca e muitas outras variáveis que precisam de atenção especial.

É PRECISO ENTENDER

Primeiramente, compreendemos quem é o público. Ou seja, quem é aquele consumidor que compra por necessidade, emoção, inclusão, desejo, status, prazer ou até mesmo por inveja. Quem é essa pessoa, sua idade e gênero? Onde ela mora e quais são seus gostos e preferências? De que forma ela compra?

A partir disso nós nos encaminhamos a entender o processo de compra desse consumidor. De forma ampla, o processo de compra linear de um consumidor passa por quatro fases: reconhecimento, consideração, decisão e compra. No entanto, atualmente o processo tem um viés multidirecional.

Nessa jornada, marca e consumidor tem muito mais interação, com novos pontos de contato e uma gama de informações em cada ponto.

Aqui o consumidor não apenas olha a publicidade, recebe um contato, vai até a loja e compra, neste momento, o consumidor vê a publicidade, pesquisa sobre a marca, a segue nas redes sociais, comenta, curte, interage, compara preços com outras marcas, visita a loja, busca reviews e opiniões, para então adquirir o produto ou serviço.

Mas onde entra o Marketing de Influência dentro desse processo?

Os principais pontos de contato na jornada de compra do consumidor onde o Marketing de Influência tem maior uso acontecem durante a pesquisa e o reconhecimento. Como por exemplo, no Google, Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Youtube, Chat e muitos outros meios utilizados pelas marcas e pelos influenciadores.

Por isso é importante conhecer o mercado, a segmentação e a jornada de compra do consumidor, para conseguir elaborar uma estratégia de marketing de influência efetiva.

No próximo artigo, nós falaremos mais a fundo sobre os influenciadores, o que são, como classificar sua influência e muito mais! Então, fique ligado! 🙂

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