O guia COMPLETO de marketing no INSTAGRAM

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Se você quer aprender como utilizar esta rede social para lá de famosa, sente-se confortavelmente e acompanhe o nosso Guia COMPLETO de marketing no Instagram. Tudo aqui foi preparado para você tirar todas as suas dúvidas!

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é uma plataforma desenvolvida pelo Facebook, lançada em 2010 que tem como intuito compartilhar fotos e vídeos entre os usuários. Em 2011, o Instagram já contava com quase 10 MILHÕES de usuários.

Hoje, ele já conta com mais de UM BILHÃO (não é brincadeira não) de usuários ativos todo mês.

Mas nos últimos anos, o Instagram foi uma das redes sociais que mais cresceu, cerca de 23% ao ano, que também se explica pelo seu grande uso: 60% dos navegantes da internet utilizam o Instagram diariamente. Portanto, isso faz com que o Instagram seja a segunda rede social mais utilizada no mundo, depois do próprio Facebook.

Como todo bom marqueteiro não perde uma oportunidade, nada melhor que saber a melhor forma de utilizar essa rede social. Assim como o Facebook, para planejar campanhas e estratégias de marketing no Instagram também precisamos de muito estudo e avaliação dos diferentes cenários e públicos.

Então, quer saber tudo sobre o Instagram? É só continuar conosco até o final deste artigo! Pois todas as suas dúvidas devem ser resolvidas com o nosso GUIA COMPLETO DE MARKETING NO INSTAGRAM.

Por que a sua empresa PRECISA estar no Instagram?

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Primeiramente, você precisa entender que, atualmente, a rede já conta com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias. Assim, ela está a caminho para se tornar a maior rede social do mundo, crescendo 5 vezes mais que qualquer outra rede. Mas seu número não é apenas grande em crescimento.

O engajamento entre os usuários é até 20 vezes MAIOR que o engajamento no Facebook.

No mercado, mais de 93% dos comerciantes afirmam que utilizam das redes sociais para divulgar sua empresa, segundo a pesquisa Social Media Marketing Industry Report 2019. E no Instagram, especificamente, existem mais de 2 milhões de anunciantes ativos!

Ou seja, estar no Instagram pode ser a chave para o seu sucesso, pois se utilizada da forma certa, como qualquer outro meio de comunicação, pode alcançar o seu público-alvo de forma certeira. Isso sem falar no Marketing de Influência, que ganha cada vez mais lugar entre os perfis e as marcas.

Utilizar esse conhecimento, essas informações sobre a rede social para construir uma estratégia é muito importante, pois é através destas respostas, que entendemos os principais motivos para sua empresa estar no Instagram, que são:

1. Aumento da presença digital

Em primeiro lugar, você se mostra presente no mundo digital. Mas isso não acontece só da criação de uma página no Instagram, e sim, por meio de um pilar Relacionamento – Plataforma – Posicionamento.

Assim, ao alinhar a sua estratégia e o seu plano de conteúdo e produção para esta rede social, você desenvolve sua autoridade e se é lembrado pelos seus consumidores. Atente-se que esta é a rede social com um dos maiores engajamentos do mundo, então, foque na sua diferenciação.

2. Baixo investimento monetário

O Instagram é uma rede social na qual, com pouco dinheiro, você pode se promover uma publicação ou sua página. Estima-se que mais de 7 bilhões de dólares foram investidos em publicidade no aplicativo.

A partir de R$5,00 já é possível fazer algum tipo de ação nesta rede, o que a torna bem acessível. Existem várias formas de fazer isso, que pode ser através de:

Foto

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em primeiro lugar, temos a imagem para feed, onde, com uma única foto,é possível realizar uma Chamada Para Ação (Call to Action) para os consumidores.

Dentro da mesma campanha, é possível fazer uma diferenciação, com imagens diferentes, de modo que você consegue fazer um teste A/B e descobrir qual delas gera mais conversão.

Carrossel

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em seguida, no carrossel, você pode adicionar até 10 fotos em uma única publicação. Assim, essa ação permite que a pessoa role para o lado e veja outras imagens, que devem se complementar, e de certa forma, conquistar o consumidor.

O Stoytelling tem muita força nesse tipo de postagem. Além, é claro, de poder incluir uma Chamada Para Ação para o cliente ser capturado.

Vídeo

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

A seguir, temos o vídeo, com 38% mais taxa de engajamento que as publicações de imagens, o diferencial do vídeo é seu tamanho: o Instagram só permite vídeos de até 60 segundos, com uma Chamada Para Ação para o usuário. Os vídeos, apesar de curtos, são feitos para gerar uma conexão com a pessoa do outro lado da tela.

Gif

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

O gif é um formato de conteúdo com baixa qualidade que se assemelha a um vídeo sem som. Basicamente, ele é formado por vários frames mais lentos e com muito menos cores que uma imagem em .png ou .jpg, por exemplo.

Ou seja, é necessário saber quando e como usar para que sua postagem não fique amadora. Se possível evitar esse formato e utilizar, por exemplo, o vídeo, em formato .mp4, a qualidade das suas postagens será melhor.

Stories

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Muito parecida com o aplicativo Snapchat, as “histórias” são vídeos de até 15 segundos que são compartilhadas com os seguidores de uma página e desaparecem depois de 24 horas. Agora, o Instagram também tem uma forma de fixar as histórias, colocando-as em Destaques no perfil.


Se você está gostando do nosso Guia completo de marketing no Instagram, provavelmente pode gostar de outro artigo completíssimo que fizemos aqui falando sobre como elaborar um post para rede social. Separamos tamanhos, formatos, estilos de cor e outros detalhes que você precisa lembrar. Para ler, é só clicar aqui.


3. Alto engajamento

Antes de mais nada, vamos repetir novamente este ponto, pois ele é muuuito importante para o seu negócio. O Instagram é uma das redes sociais que possui mais engajamento entre seus usuários.

Mais de 4,2 bilhões de likes – curtidas -são deixados em publicações todos os dias.

Em sua última atualização, o Instagram tirou a visualização dos números de curtidas das publicações, a fim de colaborar na saúde mental de seus usuários. No entanto, o número ainda é visto pelo dono da conta, se for profissional ou de criador de conteúdo.

Assim, curtir, comentar, compartilhar ou apenas visualizar é muito fácil. Então, utilizar isso ao seu favor na construção de uma estratégia de marketing é essencial. Você também pode utilizar o Marketing de Influência nesse momento e usar o engajamento de outra pessoa para divulgar o seu produto ou serviço.

Mas o que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing na qual uma marca utiliza da audiência e engajamento de uma pessoa influenciadora para se promover.

É um processo de identificação, pesquisa, relacionamento, gestão e ativação, no qual uma marca utiliza da audiência de um influenciador para promover sua marca, produto ou serviço. Não é apenas uma campanha, um #publipost, um “mershan”, é um processo que precisa de preparo, conhecimento, estratégia e planejamento.


Se você deseja se aprofundar neste tema, indicamos a leitura de nosso artigo sobre O que é Marketing de Influência e como analisar influenciadores digitais. Para acessar, basta clicar aqui 🙂 Espero que ajude.


 

Como fazer o seu Instagram decolar?

Continuando nosso Guia completo de marketing no Instagram, chegou a hora de aprender como fazer a sua página decolar. Então, prepare seu caderninho, seu celular ou dispositivo com conexão à internet e acompanhe as nossas dicas abaixo!

1. Tenha um perfil comercial ou de criador de conteúdo

Esse tipo de perfil permite toda a análise sobre as informações de engajamento, além de ter conexão direta com a sua página de negócio do Facebook. Crie um perfil, selecione um ícone visualmente agradável de ver, escreva uma pequena biografia e conecte ao seu site e seus contatos de telefone e e-mail, se quiser, defina alguns destaques sobre sua empresa.

Lembre-se, como uma vitrine, o seu perfil deve mostrar o essencial. Por exemplo, seu posicionamento de marca, sua identidade visual e seus produtos ou serviços. Seja fácil de encontrar!

2. Conheça a sua persona

A persona, ou buyer persona, é uma personificação do seu cliente ideal baseada em dados semifictícios e reais. Ela serve como guia para o desenvolvimento de todas as estratégias de uma empresa pois é ela para quem a empresa deseja vender.

Sua persona pode ser definida através das informações de pesquisa e insights do seu Instagram. Assim, você pode entender os principais hábitos e gostos dos seus consumidores, produzindo o melhor conteúdo e os melhores produtos e serviços.


Está gostando do nosso guia completo de marketing no Instagram? Se você quiser mais informações sobre como definir a persona do seu negócio, nós temos um artigo inteiro focado nessa resposta. É só acessar clicando aqui. Boa leitura <3


3. Entenda o funil de vendas do seu negócio

Um funil de vendas, também chamado de pipeline, é a jornada que um cliente realiza do primeiro contato até a finalização da compra. Conhecer essa jornada é essencial para uma empresa pois dessa forma ela terá controle sobre o que oferecer em cada estágio para gerar uma venda efetivamente.

Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas

Como pode ver, o funil é dividido entre Topo, Meio e Fundo de funil, cada uma com uma função diferente. A FAMPESC tem um artigo completo falando sobre funil de vendas e seus diferentes formatos, que pode ajudar você a decidir como vai aplicá-lo ao seu negócio. Para ler, é só clicar aqui.

4. Elabore um planejamento estratégico

Em seguida, também indicamos a elaboração de um planejamento estratégico. Ou seja, um plano completo que vá da criação da página até as suas vendas pela rede social. Assim, você poderá estudar as possibilidades, os formatos diferentes de conteúdo e as próprias informações repassadas.

Lembre-se que o planejamento antecipado diminui os riscos e erros, além de manter a constância de postagens e mensagens, o que ajuda no seu crescimento orgânico.

5. Interaja com os seus seguidores

Não adianta ter milhares de seguidores e não falar com eles. Curta, comente, compartilhe, responda stories e conte histórias. A interação é o que gera os melhores resultados quando falamos de uma rede social.

Afinal, se trata de gerar conexão com pessoas, estejam elas próximas a você ou não. Aproveite isso!

6. Utilize a criatividade

Use e abuse da criatividade na hora de criar uma publicação.

Isso porque publicações inesperadas e divertidas têm mais probabilidade de se tornarem virais. Quanto mais profissionais as fotos, mais engajamento possuem. Além da qualidade da foto, também é necessário tem um texto de apoio que complemente a publicação.

Mas nem sempre as coisas são assim. A atual foto mais curtida do Instagram neste momento, por exemplo, é um ovo. Não é nem brincadeira! A foto, que hoje consta com 53.724.092 curtidas foi publicada pelo perfil @world_record_egg, em uma batalha mundial contra a segunda foto mais curtida, do perfil de Kylie Jenner.

Isso só comprova como a criatividade e diferencial podem te tornar único nesta rede.

7. Use Hashtags

Em uma publicação o Instagram permite a utilização de até 30 hashtags, mas o mais indicado, é que você usa até 5 delas.

Procure utilizar hashtags famosas que façam sentido com a sua publicação e referentes à sua área de atuação. Muitas campanhas, concursos e promoções já são feitas através das hashtags, sempre trazendo bons resultados.

É hora de colocar o nosso guia completo de marketing no Instagram na prática!

Chegamos ao fim dessa jornada, mas você pode continuar aprendendo muito com a gente! Espero que tenha ajudado e respondido a sua pergunta. Mas, se você ainda quer respostas, nos questione que vamos ajudar!

Se gostou deste artigo, espero que conheça também tudo sobre o Marketing no Facebook! Até a próxima 🙂

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