No passado, apenas um pequeno grupo seleto de celebridades, jornalistas e revistas tinha o poder de influenciar um consumidor. Nos dias atuais, com a popularização da internet, esses influenciadores cresceram em grande quantidade, sendo pessoas comuns.
Essa proximidade entre o atual influencer com seu público acontece principalmente pela relação de representação e reconhecimento. Por exemplo, Carlinhos Maia e Whindersson Nunes, que tiveram sua humildade como maior conquistador de público, esse é o poder dos influenciadores digitais. Outros, como Bianca Boca Rosa e até mesmo os mais jovens tiktokers do momento, também marcam seu espaço.
No marketing, pouco se falava e pouco se creditava o poder de um influenciador, entretanto, a cada dia se vê mais a sua importância.
Mas você sabe o que define um influenciador? Como esse poder pode te ajudar a vender? É sobre o que falaremos neste artigo, então nos acompanhe na leitura!
O QUE SÃO INFLUENCIADORES DIGITAIS?
Os influenciadores são pessoas, grupos ou marcas que se destacam nas redes sociais e geram conteúdo massivo para os influenciados.
Felipe Neto, Whindersson Nunes, Carlinhos Maia, Bianca Andrade, Kéfera, são todos exemplos de influência sobre seus seguidores e inscritos, seja nas redes sociais ou em presença em propagandas. No entanto, uma dúvida ainda paira no ar. Será que as opiniões dos influencers influenciam realmente seus seguidores?
Essa questão acaba formando outra: como saber se o perfil é um formador de opinião?
COMO AVALIAR A INFLUÊNCIA DE UM PERIL?
Primeiramente, quando falamos sobre influência, não falamos apenas em número de curtidas, compartilhamentos e seguidores, e sim, de pessoas reais por trás de cada número.
Assim, quando trabalhamos com marketing digital, precisamos de informações e números para entender a forma coerente de trabalho que pode se seguir de forma que haja uma avaliação positiva de resultados. Para isso, para cada canal existe um técnico de avaliação e uma forma de mensurar.
Nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, ou até no Youtube, conseguimos analisar o grau de engajamento de um determinado perfil comercial.
Para analisar mais a fundo quem são realmente os maiores influenciadores digitais, um dos maiores indicadores é o Klout, um algoritmo que foi desenvolvido especificamente para avaliar o grau de influência gerado por um grupo de canais presente nas mídias sociais.
Você deve estar pensando: “tá, eu entendi o que é um influenciador, mas por que investir em um”?
Vamos falar um pouquinho sobre isso?
POR QUE INVESTIR EM INFLUENCIADORES DIGITAIS?
Ao investir em Marketing de Influência, investe-se em pessoas que podem causar enormes impactos com um custo bem menor. Afinal, já foi comprovada essa influência das redes sociais na vida das pessoas: a pesquisa da Sprout Social revelou que 74% das decisões dos consumidores são baseadas em suas observações nas redes sociais.
Cada vez mais as empresas estão recorrendo aos influenciadores digitais pela quantidade de impacto que podem causa, seja em reconhecimento, vendas ou adição de valor a marca, gerando resultados assertivos.
COMO A HUGZ FEZ USO DESSA ESTRATÉGIA?
Em alguns de nossos clientes, como a Mille Bier, usamos dos influenciadores digitais como propulsores da marca. Assim, alavancamos a presença da empresa em Joinville e região através de contatos poderosos, que colaboraram com resultados espetaculares. Da mesma forma, continuamos com esses profissionais da influência, seguindo para um crescimento escalado e certo!