Posicionamento de marca: você sabe explicar sua marca em uma frase?

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Você consegue definir a sua marca em uma frase? Ou explicá-la “para a vovó”? Se você não consegue fazer alguma dessas ações, você não tem um posicionamento de marca bem definido.

Se isso é um problema? Com certeza! Se você não tem um posicionamento de marca, você simplesmente não sabe para onde quer ir ou como quer chegar. O posicionamento guia sua empresa em seus objetivos.

O que é posicionamento de marca?

Segundo o nosso querido dicionário, posicionar é um verbo que significa colocar (algo, alguém ou a si mesmo), numa determinada posição, assumir uma opinião, tomar partido e declarar sua posição quanto a alguma situação.

 

 

Quando falamos de uma empresa, estamos falando de como sua marca deve se apresentar aos seus consumidores. E lembre-se: se você não posicionar a sua marca, outras pessoas o farão, e com certeza isso não vai ter um resultado positivo.

O posicionamento de marca acontece através de uma junção de ações diferentes que vão desde a criação da representação da marca, seu logo, até as ações de marketing e a cultura organizacional.

Seu posicionamento precisa ter três bases: tornar sua marca relevante, única e autêntica. O que você apresentar ao consumidor precisa ser o que ele quer, no momento certo, de forma a tocá-lo onde nenhuma outra empresa conseguiu.

Como criar um posicionamento de marca?

 

Primeiro, sente-se e pegue um café. Junte-se aos seus colaboradores, diretores, gestores e sócios. Agora comece a reunião. A primeira dúvida a ser levantada é “Você consegue explicar a sua marca em uma frase?”.

Construa um debate em cima desse tema e veja que outras dúvidas vão surgir praticamente de imediato:

  • Quem somos nós?
  • O que fazemos?
  • Como fazemos?
  • Para quem fazemos?
  • Quanto fazemos?
  • Qual a nossa história?
  • Qual o nosso diferencial?
  • O que queremos comunicar?
  • Como queremos comunicar?
  • Nossa marca transmite o que queremos?
  • A forma como falamos é a certa?
  • Quem queremos atingir?

 

Quando você perceber, horas de reunião terão se passado, mas a ideia final estará formada!

Assim, se você não tiver ficado louco com a criação dessas ideias, você saberá como guiar algumas necessidades da empresa. Se precisa de um novo logo, uma nova brand voice, brand persona ou alguma mudança no escopo. Saberá se precisa realizar alguma ação de marketing ou se precisa melhorar a cultura organizacional.

E por favor não esqueça: o posicionamento de marca que você estruturar, deve ser seguido, se não, a veracidade que você busca alcançar irá por água abaixo. Trabalhe com foco, consistência, autenticidade e veracidade!     

Quer saber mais? Bem, somos especialistas em posicionamento de marca! Chega mais e toma um café conosco!2929 Até logo!

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