Posicionamento de marca: você sabe explicar sua marca em uma frase?

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Você consegue definir a sua marca em uma frase? Ou então explicá-la “para a vovó”? Se você não consegue fazer alguma dessas ações, você não tem um posicionamento de marca bem definido.

Se isso é um problema? Com certeza! Afinal, se você não tem um posicionamento de marca, principalmente nos dias atuais, você simplesmente não sabe para onde quer ir ou como quer chegar. O posicionamento guia sua empresa em seus objetivos e é ligado diretamente com o branding da sua marca.

Atualmente, empresas que tem um posicionamento de marca, como Nubank, Itaú, Havaianas, Ambev, Magazine Luiza e outras, se mostram bem mais sucedidas. Todas elas tem um posicionamento muito forte, alinhado com seu processo de branding.  Mas então, o que você está esperando para melhorar a forma como você mostra sua empresa?

O que é posicionamento de marca?

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Segundo o nosso querido dicionário, posicionar é um verbo que significa colocar (algo, alguém ou a si mesmo), numa determinada posição. Ou seja, assumir uma opinião, tomar partido e declarar sua posição quanto a alguma situação.

Por outro lado, o dos especialistas, Philip Kotler define o posicionamento como “a oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores”.

Ou seja, quando falamos de uma empresa, estamos falando de como sua marca deve se apresentar aos seus consumidores. E lembre-se: se você não posicionar a sua marca, outras pessoas o farão, e com certeza isso não vai ter um resultado positivo. 

Posicionamento de marca ou reconhecimento?

5 estratégias de marketing digital para aumentar o reconhecimento da marca | Consultoria Growth Hacker para Startup, PME, Empreendedor

Outra coisa a se discutir é a diferença entre o posicionamento de marca e o reconhecimento de marca. Isso porque essa diferença é importante para você definir uma estratégia.

Enquanto o posicionamento de marca se trata de como você mostra sua empresa para o mercado, o reconhecimento é como os consumidores lembram. Por exemplo: você pode ter um posicionamento, mas o público te reconhece com outro. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo das ações.

Por isso, tome muito cuidado com o que seus consumidores acham de você. Isso faz toda a diferença!

Como criar um posicionamento de marca?

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Primeiramente, seu posicionamento precisa ter três bases: tornar sua marca relevante, única e autêntica. O que você apresentar ao consumidor precisa ser o que ele quer, no momento certo, de forma a tocá-lo onde nenhuma outra empresa conseguiu.

Assim, primeiro, sente-se e pegue um café. Junte-se aos seus colaboradores, diretores, gestores e sócios. Agora comece a reunião. A primeira dúvida a ser levantada é “Você consegue explicar a sua marca em uma frase?”.

Construa um debate em cima desse tema e veja que outras dúvidas vão surgir praticamente de imediato:

  • Quem somos nós?
  • O que fazemos?
  • Como fazemos?
  • Para quem fazemos?
  • Quanto fazemos?
  • Qual a nossa história?
  • Qual o nosso diferencial?
  • O que queremos comunicar?
  • Como queremos comunicar?
  • Nossa marca transmite o que queremos?
  • A forma como falamos é a certa?
  • Quem queremos atingir?

Quando você perceber, horas de reunião terão se passado, mas a ideia final estará formada!

Assim, se você não tiver ficado louco com a criação dessas ideias, você saberá como guiar algumas necessidades da empresa. Se precisa de um novo logo, uma nova brand voice, brand persona ou alguma mudança no escopo. Saberá se precisa realizar alguma ação de marketing ou se precisa melhorar a cultura organizacional.

E por favor não esqueça: o posicionamento de marca que você estruturar, deve ser seguido, se não, a veracidade que você busca alcançar irá por água abaixo. Trabalhe com foco, consistência, autenticidade e veracidade!     

Quer saber mais? Bem, somos especialistas em posicionamento de marca! Chega mais e toma um café conosco! Até logo!

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