BLOG

voce-sabe-o-que-e-seo-conheca-o-conceito-e-saiba-como-subir-no-ranking-do-google

Você sabe o que é SEO? Conheça o conceito e saiba como subir no ranking do Google!

Você sabe o que é SEO e como esse conceito pode ajudar você a crescer no mercado digital? Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre isso, então, vem com a gente!

Afinal, se você está confiando nas pessoas para encontrá-lo por meio de uma pesquisa no Google, a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) precisa estar no topo da sua lista de prioridades.

Sua empresa não conseguirá gerar leads para o seu negócio se as pessoas tiverem dificuldade para encontrar sua marca.

O fato é que 93% das experiências na Internet começam com um mecanismo de busca. Além disso, o resultado principal no ranking do Google tem 33% de chance de ser clicado, ou seja: isso significa que se o endereço do seu site não for o número um na página, você acabou de perder um terço do tráfego potencial.

A razão pela qual outros sites têm uma classificação mais alta no ranking do Google é uma só: eles estão fazendo um esforço consciente para melhorar seu SEO.

Felizmente, não é tarde demais para você começar. Chegou a hora de saber o que é SEO e como subir no ranking do Google, vamos lá?

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), em português Otimização de Mecanismos de Pesquisa, consiste na prática de otimizar suas páginas da web para obter uma classificação mais alta nas páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa (SERP).

Nós sabemos que tudo isso parece um monte de siglas e conceitos difíceis, mas basicamente, o SEO ajuda as pessoas a encontrarem você. Além disso, as páginas dos mecanismos (como o Google), valorizam o seu negócio e mostram a autoridade que você busca. Então, entendendo o que é SEO e como usar essa estratégia para direcionar o tráfego

Mas essa estratégia tem de tudo para direcionar o tráfego da internet para o seu site e aumentar suas vendas!

o-que-e-seo

SEO vs. SEM: Qual é a diferença?

Quando entramos nesse mundo de conceitos, é normal que as coisas se confundam ou se pareçam. No caso do SEO e do SEM, é ainda mais claro. Sendo assim, para explicar esses termos, Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM) são estratégias de marketing que as empresas usam para alcançar seu público por meio de resultados de mecanismos de pesquisa.

A principal diferença é que o SEO se concentra em otimizar as páginas para uma melhor classificação por meio do tráfego orgânico. Ou seja, o SEO trabalha para atrair os visitantes do site provenientes de mecanismos de pesquisa como Google ou Bing.

Enquanto isso, o SEM usa estratégias pagas para aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa. Os visitantes do tráfego pago vêm clicar em anúncios gerados no Google Ads ou em outras plataformas. 

Enquanto SEO leva algum tempo para dar resultados consistentes e duradouros, SEM oferece um resultado quase instantâneo. Você verá rapidamente quantos cliques e conversões seus anúncios estão gerando nos mecanismos de pesquisa. 

 

Apesar de serem diferentes, SEO e SEM trabalham de mãos dadas. Uma boa base de SEO é necessária para uma estratégia de SEM de sucesso.

SEO: as 8 melhores práticas para se destacar no ranking do Google 

Você sabia que existem mais de 200 fatores de classificação do Google? O Google é de longe o mecanismo de busca mais popular do planeta. Ele domina outros motores de busca, como Bing e Yahoo, registrando mais de 5,14 bilhões de pesquisas todos os dias. Portanto, não é surpresa que você queira ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.

Mas com o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) mudando de vez em quando, pode ser difícil implementar e acompanhar todas as mudanças.

Aqui está a dura verdade: se você não estiver classificado nos 10 principais resultados do Google para suas palavras-chave de destino, seu site pode ficar invisível no Google. A gente até brinca que daria para esconder um segredo na segunda página do Google que ninguém veria.

Existem várias estratégias e técnicas que podem aumentar a probabilidade de obter uma classificação no topo do ranking do Google

No entanto, se você não acertar o básico, como seu SEO on-page, suas chances de classificação na primeira página do Google são mínimas. 

Assim, ao adotar as melhores práticas de SEO, você estará preparando as bases para o seu site aumentar sua visibilidade nas pesquisas. Depois de estabelecer as bases, você pode passar para uma pesquisa de palavras-chave mais avançada e estratégias de construção de links.

Apresentamos, a seguir, práticas recomendadas de SEO que devem ajudar sua marca, aumentando as chances de aparecer em uma posição de destaque no ranking do Google.

Passo 1 – Melhore a velocidade de carregamento da sua página

O tempo de carregamento da sua página é importante por alguns motivos.

Em primeiro lugar, se sua velocidade de carregamento for muito lenta, o Google reconhecerá isso e prejudicará sua classificação. Mas um site lento também afetará a maneira como os visitantes do site interagem com suas páginas.

Como resultado, essas interações negativas também tendem a prejudicar sua classificação no ranking do Google

Passo 2 –  Produzir conteúdo de alta qualidade

Com que frequência você atualiza seu site? Se você não o tocou desde o dia em que o construiu, provavelmente não tem um ótimo ranking de SEO no momento.

Para direcionar mais tráfego para seu site e aumentar sua popularidade, você precisa dar aos visitantes um motivo para continuar voltando. Seu conteúdo precisa ser de alta qualidade, recente e relevante.

Outro fator que afeta seu ranking de SEO é o chamado tempo de permanência das pessoas em cada visita ao seu site.

Se o seu site tiver informações novas, interessantes ou interessantes, ele manterá os visitantes em sua página por mais tempo e melhorará seu tempo de permanência.

Os sites que fornecem conteúdo altamente informativo geralmente têm longos tempos de permanência.

Percebe como as boas práticas de SEO estão conectadas? Você precisa de um conjunto de ações para colocar o seu site em destaque no ranking do Google.

Passo 3 – Otimize seus links

Há certas coisas que você pode fazer para aumentar a credibilidade do seu site.

Uma delas é incluir citações de fontes de autoridade, usando hiperlinks de saída para sites com conteúdos e informações recentes e relevantes. 

Além disso, incluir links internos é igualmente importante, pois eles direcionam os visitantes para outras páginas do seu site.

Para garantir a otimização de links, vale ficar atento a duas ações:

#1 Corrija quaisquer links quebrados

Se você estiver usando sites de autoridade para hiperlinks, não deve se preocupar com a quebra de links. Mas ainda pode acontecer e os links quebrados podem esmagar seu ranking de SEO.

Além disso, não parece bom quando um link que você fornece aos seus visitantes os leva a um site inválido. Por isso, é importante usar ferramentas como o Dead Link Checker para pesquisar links com erros em seu site e corrigi-los sempre que necessário. 

#2 Diversifique seus links 

Existem muitos tipos diferentes de links que você pode obter, como links de página inicial, links de postagens de blog, links de diretório, links educacionais, links de rodapé, etc. 

Passo 4 – Otimize seu site para dispositivos móveis

O uso do mobile está em ascensão e já superou desktops e laptops. Na verdade, mais de 60% das pesquisas do Google vêm de dispositivos móveis.

Obviamente, o Google reconhece isso e classifica os sites de acordo. Portanto, seu site precisa ser otimizado para usuários móveis. Não há como contornar isso.

Se o seu site não estiver otimizado, isso prejudicará a experiência do usuário, afetando negativamente sua classificação.

Passo 5 – Formate corretamente sua página

Não se apresse quando estiver criando um layout para o seu site. Ele precisa ser limpo, claro, organizado e organizado. Considere aspectos como o tamanho da fonte e a tipografia e selecione-os com cuidado.

Além disso, tenha em mente que o uso de texto colorido, fonte em negrito e itálico deve ser feito com moderação.

Já outros elementos, como marcadores e listas de verificação, devem ser explorados porque facilitam a leitura do conteúdo para os visitantes.

Dica: se o seu site estiver cheio de muitas fotos, anúncios, cores e blocos de texto, ele pode parecer não confiável. Um formato e design clean devem contribuir para uma melhor posição do seu site no ranking do Google.

Forneça informações de contato apropriadas

Falando em parecer não confiável, você já se esforçou para encontrar as informações de contato de uma empresa em um site? É certo que sim. Mas isso nunca deveria acontecer.

Todas as suas informações de contato devem ser claras e acessíveis para as pessoas.

A pior coisa que pode acontecer é as pessoas começarem a denunciar seu site apenas porque você esqueceu de incluir seu número de telefone, endereço de e-mail e localização.

Isso vai esmagar seu SEO.

Passo 6 – Use palavras-chave de maneira inteligente 

Palavras-chave desempenham um papel importante para obter uma ótima classificação no ranking do Google.

Você deve incluir palavras que as pessoas pesquisam em todo o seu conteúdo, mas faça isso com moderação.

Se você exagerar e saturar seu site com palavras-chave, o Google perceberá isso e terá um efeito adverso em sua classificação.

As palavras-chave devem caber naturalmente nas frases. Use-as em suas tags de cabeçalho e até mesmo em legendas de imagens.

Você também deve usar palavras-chave de cauda longa, que são frases de três ou quatro palavras que podem ser encontradas em uma pesquisa.

Por exemplo: alguém provavelmente não pesquisará apenas a palavra “telefone” quando estiver procurando por algo, mas eles podem digitar a frase “melhor telefone para mensagens de texto” como alternativa. Assim, se suas palavras-chave corresponderem à pesquisa , seu site terá uma chance maior de obter uma classificação mais alta.

Passo 7 – Incentive o compartilhamento nas mídias sociais

Toda empresa precisa estar ativa nas mídias sociais: essa está longe de ser uma novidade.

Mas o que não é tão conhecido é que você pode melhorar sua classificação de SEO se as pessoas compartilharem links para seu site nas mídias sociais.

Por exemplo, quando um material rico é compartilhado centenas ou milhares de vezes em pouco tempo, o tráfego de busca orgânica do site aumenta consideravelmente.

Como resultado, sua classificação de SEO no ranking do Google também melhora.

Portanto, lembre-se de incluir ícones de compartilhamento social em todo o seu conteúdo. Além disso, compartilhe links em suas páginas de mídia social.

Quando essa informação aparece nas linhas do tempo das pessoas, basta um clique para elas compartilharem.

Passo 8 – Configure o Google Business

É importante, sim, gastar alguns minutos configurando uma conta no Google Business.

Isso permite que você edite as informações da sua empresa, verifique as informações de contato, adicione imagens, monitore as avaliações e muito mais.

Essa prática pode lhe dar uma enorme vantagem sobre os concorrentes que não conseguem capitalizar esse poderoso recurso.

Como vimos até aqui, são várias as técnicas de SEO que você deve seguir para obter uma ótima classificação no ranking do Google. Quer saber mais sobre o tema e contar com suporte para essa estratégia? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar você. 

Trabalhe o seu SEO com a Hugz!

Em conclusão, esperamos que você tenha tirado as suas dúvidas sobre SEO e tudo que ele envolve. Afinal, numa era tecnológica, precisamos ir onde o público está e desenvolver  sua presença. Aqui na Hugz, por exemplo, trabalhamos desde a construção do seu site até a criação dos conteúdos para gerar sua autoridade e alavancar o seu negócio.

Entre em contato conosco e posicione a sua marca no mundo digital!

seo

Compartilhe:

EnglishGermanPortugueseSpanish