Estar presente no mundo digital deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Agora, pensar no sucesso do seu site pode significar ser lembrado ou esquecido pelos seus consumidores.
Atualmente, só em e-commerce, o Brasil já aponta quase 1 milhão de sites. Isso pode parecer pouco comparado com os quase 18 milhões de negócios brasileiros, porém diz muito sobre o sucesso ou não do negócio. Afinal, é através desse meio de comunicação que você:
- Posiciona sua marca, digital e fisicamente;
- Aumenta seu alcance e permite acesso 24h;
- Desenvolve sua autoridade e oferece uma melhor experiência ao cliente;
- Permite ganhar tempo e utilizar outras ferramentas, como o blog, para nutrição de possíveis clientes;
- Conquista e convence os clientes, oferecendo também depoimentos e recomendações;
Quer saber de que outras formas um site pode fazer a diferença no seu negócio? Acesse nosso blog post sobre o tema clicando aqui e saiba tudo!
Mas você sabe o que pode fazer a diferença no sucesso do seu site?
Construir um site leva tempo e precisa de bons especialistas para alcançar os melhores resultados. Além disso, existem algumas regras, ou pelo menos, alguns tópicos que você precisa levar em consideração quando colocar o seu negócio no ar. Vamos descobrir quais são eles?
1. Escolha um bom domínio
Primeiramente, é necessário definir a sequência de caracteres que identificam o seu site. Por exemplo, o domínio do nosso site é agenciahugz.com.br . Ou seja, você precisa de um acesso que seja fácil de compreender e encontrar, sem combinações ou palavras confusas e que esteja disponível para compra.
Para adquirir esse domínio, é necessário checar essa disponibilidade e acessar um site de registro, como Registro Br, Hostinger, Hostgator, Go Daddy, e muitos outros! Encontre o mais confiável para você e escolha um bom domínio.
2. Escolha uma boa hospedagem
Em segundo lugar, é necessário ter uma boa hospedagem. Ou seja, basicamente indicamos que haja uma boa “casa” para o seu domínio. Afinal, é na hospedagem que você pode guardar páginas, arquivos e informações acessíveis pela web. Nesse caso, é importante se atentar a alguns pontos e fazer uma análise entre os hosts, avaliando:
- Valores, cuidado para não optar pelo mais barato logo de primeira;
- Suporte que oferece;
- Avaliação dos consumidores;
- Quantidade de domínios, armazenamento e banda;
- Painel de controle e serviços extras oferecidos;
Esse é um dos passos essenciais para ter um site bem estruturado. Não se esqueça dele!
3. Atente-se ao tempo de carregamento do seu site
A terceira dica para o sucesso do seu site é ter uma atenção especial com o tempo de carregamento do seu site. De acordo com o próprio Google, principal ferramenta de buscas onde seu site aparecerá, o ideal é que sua página demore entre 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário, sendo que isso é esperado por 47% dos internautas.
Isso pode parecer bem tolo, pensando em apenas dois segundos de carregamento, mas mais de 50% dos visitantes simplesmente vão embora caso um site demore mais de 3 segundos para carregar. Ou seja: você tem 2 segundos para convencer o usuário a ficar no seu site.
Use ferramentas específicas como o PageSpeed Insights do Google e veja o quanto precisa melhorar seu site através do diagnóstico.
4. Pense na responsividade
Um bom site é aquele que pode ser encontrado independente do dispositivo que o usuário estiver utilizando. Então, ao ter um site responsivo, a sua página se adapta aos diferentes tamanhos e tipos de tela, do menor celular ao maior monitor. Isso é um ponto positivo tanto para ser visto e lido, como para estar melhor ranqueado nas páginas do Google, afinal, a ferramenta pontua melhor aqueles sites que são responsivos.
5. Desenvolva uma boa hierarquia nos menus
Mais importante do que focar apenas na beleza do seu site, também deve-se focar na harmonia e navegabilidade. Portanto, não se esqueça de criar menus claros e eficientes, com as informações mais importantes para facilitar a experiência do usuário. Fuja dos menus gigantes e cheios de submenus: coloque apenas aquilo que é realmente necessário.
Por exemplo, o nosso menu é composto de apenas 5 páginas principais, incluindo: A Agência, com a nossa história, propósito e equipe; Soluções, com nossos produtos e serviços; Cases, com depoimentos e cases de sucesso; Blog, como o próprio nome já diz; e a página de Contato.
Mas é claro que essa definição vai depender única e exclusivamente do tipo do seu negócio, seu público e seus objetivos.
6. Tenha links amigáveis
Em seguida, outra dica que fará a diferença no sucesso do seu site é o cuidado especial que você precisa ter com os links internos. O Google preza bastante pelos slugs claros e objetivos, então, tome cuidado nessa etapa. Por exemplo, jamais crie páginas com links extensos e sem sentido, como se um gato tivesse andado no teclado:
“https://www.seusite.com.br/nufr1n2eo4wq5j3ksm2w4132nok5342ewn312oiwk”
Ao invés disso, seja claro com o objetivo daquela página, como por exemplo:
“https://agenciahugz.com.br/blog/”
Ou então, em postagens de blog, colocar a sua palavra-chave no slug para um bom posicionamento de SEO:
“https://agenciahugz.com.br/como-um-site-pode-fazer-a-diferenca-no-seu-negocio/”
7. Invista um cuidado especial com a segurança!
Fornecer uma navegação segura deixou de ser um diferencial. Agora, ter um certificado SSL (Secure Socket Layer) é essencial para mostrar ao Google que o seu site é confiável e receber uma melhor avaliação. Além disso, os clientes se sentem muito mais a vontade na sua página se existe um nível de cibersegurança alto.
8. Use imagens com boa resolução
Outro ponto importante para a infraestrutura do seu site é o tratamento e cuidado com as fotos dentro do seu site. Para evitar a demora no carregamento e manter a qualidade, é necessário evitar imagens extremamente grandes e pesadas, usando, assim, imagens tratadas, estilizadas com a identidade da sua marca.
Dessa forma, você mantém a mesma harmonia visual para os usuários e também forma uma conexão mental entre os visitantes, melhorando até mesmo o SEO do seu site através do Google Imagens.
9. Mantenha o seu site atualizado
Uma das mais importantes dicas para o sucesso do seu site que podemos oferecer é: mantenha o seu site atualizado. Afinal, quando um usuário entrar na sua página, é essencial que os contatos, as informações e as notícias sejam atuais e claras. Ninguém gosta de se interessar por um serviço, mas não conseguir entrar em contato com a empresa que o está oferecendo.
10. Venda!
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que o seu objetivo com o site é vender. Então, é importante desenvolver uma trilha para guiar os usuários pela jornada de compra. Foque na conversão dos seus leads e gere bons resultados com a sua página.
Também tenha claro os objetivos desse site e o público-alvo que você deseja alcançar. É através de pequenos passos que grandes resultados devem surgir! Você está preparado para eles?