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Os 21 termos de marketing que você precisa saber!

Quem trabalha com marketing e vendas sabe a quantidade enorme de termos que nós temos que conviver diariamente. Os 21 termos de marketing que você precisa saber são essenciais para abrir um leque de conteúdos importantes no seu crescimento. Afinal, é através deles que podemos pesquisar mais, aprender mais e conversar mais sobre o assunto!

Se você é estudante ou um admirador da área de marketing, precisa conhecer alguns desses termos de marketing que vamos te apresentar (ou relembrar)!

1. Inbound Marketing

Primeiramente, um dos termos de marketing, o Inbound Marketing, em sua mais ampla definição, significa marketing de atraçãoDentro do Inbound Marketing é que se apresenta o marketing de conteúdo, mesmo que muitas pessoas acreditem que isso significa a mesma coisa (não é). Isso porque o Inbound Marketing se trata de atrair clientes até você (funil de vendas), ao contrário do Outbound Marketing, que é o contato direto com os clientes que podem ou não estar preparados para comprar (ex: telemarketing).

Dessa forma, no Inbound Marketing, você utiliza da jornada do consumidor para alcançá-lo nos momentos certos, nutrindo, ensinando e conquistando. Assim, quando ele for comprar, estará totalmente preparado para isso.

Acesse nosso artigo sobre Inbound Marketing e saiba tudo sobre o assunto!

2. Outbound Marketing

O segundo dos 21 termos de marketing que você precisa saber é Outbound Marketing. Anteriormente citamos ele por ser o contrário do Inbound Marketing, pois o Outbound Marketing se trata de uma abordagem direta. Utilizado por muitos anos, vem sendo substituído pelo Inbound, entretanto, se bem utilizado, pode ser uma boa união em busca de resultados. As estratégias são ótimas quando bem estudadas e estruturadas.

3. Lead

Um Lead é um dos termos de marketing mais importantes, isso porque ele é toda pessoa interessada em comprar com a sua empresa. No marketing digital, o lead é o principal decisor, que passa pelo funil de vendas e é nutrido pelo marketing de conteúdo. Quando sua persona/público-alvo é bem estruturada e passa pela jornada, se torna um lead para ser finalizado. Normalmente, o lead oferece seus dados de contato em troca de alguma informação, como e-book, newsletter ou orçamento.

Acesse nosso artigo sobre lead e saiba tudo sobre o assunto!

4. Persona

Em quarto lugar na nossa lista de termos de marketing que você precisa saber está a persona. Diferente do que muitas pessoas pensam, a persona do seu negócio não é o seu público-alvo. Ela é a personificação detalhada e específica de um cliente ideal. Ou seja, uma persona possui nome, idade, personalidade, necessidades e escolhas próprias, como uma pessoa real que compraria na sua empresa.

Assim, a persona é alguém com quem seu departamento de vendas e marketing consegue “conversar” e entender.

Acesse nosso artigo sobre persona e saiba tudo sobre o assunto!

5. Landing Page

A Landing Page é uma página de conversão, dedicada apenas a converter um visitante em um lead, ou seja, oferecer um material em troca de informações de contato ou pessoais. Dessa forma, uma página de conversão precisa ser detalhada e estratégica, pedindo, por exemplo: 

  • Nome;
  • E-mail;
  • Empresa;
  • Cargo;
  • Interesse.

Assim, a landing page é essencial porque é através dela que você vai coletar informações importantes sobre o seu lead.

6. CAC

O sexto dos nossos termos de marketing que você precisa saber é a sigla CAC. O CAC é o Custo de Aquisição Por Cliente, ou seja, esse é o cálculo feito que indica quanto a sua empresa gasta para conseguir um novo cliente. Você pode calcular o CAC utilizando a fórmula:

CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes

Esse número é essencial para definir orçamentos de comunicação e definir estratégias porque guia o investimento do cliente no setor. Dessa maneira, também é possível analisar o que está sendo investido que traz ou não resultados para você.

7. LTV

Outro termo de marketing é a sigla LTV que significa Lifetime Value, ou seja, valor vitalício do cliente. Esse é o cálculo que permite entender quanto seu cliente pode te oferecer até deixar de usar seu produto ou serviço, de modo a saber quanto gastar e quanto pode lucrar. Para realizar o cálculo de LTV, utilizamos a fórmula:

Valor do seu ticket médio * Média do número de transações por cliente por ano * Média de anos de relacionamento

8. Link Building

O Link Building é extremamente necessário para construir um blog otimizado e um artigo estruturado em SEO. Sua prática nada mais é que criar uma construção de links em seu artigo, relacionando-o com outros conteúdos que possam engrandecer seu conteúdo e manter os leitores por mais tempo no seu site.

9. ROI

Mais um dos termos de marketing mais famosos, o ROI significa Return on Investment, traduzindo como Retorno sobre o Investimento. O ROI é o cálculo que mostra se sua campanha de marketing trouxe lucro ou prejuízo para sua empresa.

10. SEO

Essencial para o marketing digital, o SEO é a otimização de conteúdos e sites para sites de busca. Ele nada mais é que um conjunto de ações e regras que deixam seu site mais acessível e mais encontrado por outras pessoas.

11. CPC

O CPC é o Custo Por Clique, ou seja, num anúncio patrocinado, quem está anunciando paga toda vez que alguém clica em seu link.

12. CPM

O CPM é uma métrica como o CPC, e significa que, em um anúncio patrocinado, o anunciante paga por cada mil exibições.

13. CPA

O CPA é a métrica de pagamento de um anúncio patrocinado onde o anunciante só paga quando seu objetivo é alcançado, ou seja, quando a pessoa realiza uma ação.

14. SEM

O SEM é o Search Engine Marketing, que junta as ações de SEO com os links patrocinados, de forma a buscar a melhor quantidade de resultados.

15. SLA

SLA é o termo de marketing que significa Service Level Agreement, ou seja um acordo de serviço entre vendas e marketing de forma a documentar as responsabilidades de cada time.

16. Growth Hacking

Growth Hacking é o termo que apresenta um conjunto de ações que buscam o crescimento da empresa. Toda sua estratégia é realizada para alcançar as metas da forma mais rápida, trazendo o maior crescimento. 

17. KPI

Os KPIs são indicadores chave de performance, ou desempenho. É através destes indicadores que podemos ter uma visão completa de oportunidades e ameaças às quais nossa empresa está disponível.

18. Remarketing

O remarketing é o conceito de relembrar uma pessoa interessada no seu produto. É como uma segunda chance para conquistar o consumidor. Utilizando pixels e cookies, é através do remarketing que alguns anúncios nos perseguem pelas redes sociais e sites.

19. Backlink

O conceito do termo de marketing “backlink” se apresenta como um link estrategicamente posicionado para conquistar referências em outros sites e empresas. É através disso que as empresas podem colaborar para crescer juntas no SEO.

20. Co-marketing

O co-marketing é a cooperação entre empresas que não são concorrentes diretas para gerar crescimento mútuo. É através desse tipo de pensamento que as audiências similares podem se complementar e trazem resultados amplos para ambas as empresas.

21. Customer Success

O termo de marketing “Customer Success” se traduz como “sucesso do cliente” e nada mais é que uma área que busca oferecer ao cliente o sucesso da sua operação. Muitas empresas têm um setor especializado apenas para isso. 

Chegamos ao fim dessa listinha, espero que você tenha gostado! E ai? Tem mais algum conceito que você queria saber? Provavelmente faremos uma parte 2, então, fica de olho!

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