BLOG

49-bancos-de-imagem-gratuitos

49 bancos de imagem GRATUITOS que você precisa conhecer!

Ao trabalhar com o visual da sua marca, muitas vezes precisamos de imagens que possam colaborar naquilo que queremos mostrar. Mas isso nem sempre é fácil de encontrar. Então, decidimos separar 49 bancos de imagens gratuitos, para você deixar esse post salvo e melhorar ainda mais seu acervo!

Afinal, 80% dos profissionais de marketing usam recursos visuais nas redes sociais. Em locais como o Instagram, por exemplo, isso é imprescindível. Tais informações são mais que essenciais pois é comprovado: quando uma pessoa recebe uma informação, ela só se lembra de 10% do que foi dito, mas se for uma imagem, ela pode se lembrar de até 65% do conteúdo.

Então, vamos conhecer alguns desses bancos de imagem gratuitos?

Bancos de imagem gratuitos gerais

bancos-de-imagem-gratuitos

 

1. Pixabay

Em primeiro lugar, temos o Pixabay: uma comunidade vibrante de criativos, compartilhando imagens e vídeos com licença gratuita de uso.

Todo o conteúdo que é lançado sob a Licença de uso Pixabay o torna seguro para o uso sem ser necessário pedir permissão ou atribuir crédito ao seu autor – mesmo para o uso comercial.

Acesse clicando aqui

2. Freepik

Outra plataforma maravilhosa para o download de fotografias e vetores é o Freepik.

Nessa ferramenta temos milhares de opções e diversas categorias que colaboram para o seu projeto, mas fique atento: existem imagens gratuitas e outras premium, sendo liberado o uso pessoal com atribuição ao criador.

Acesse o Freepik clicando aqui

3. ISO Republic

Diferente do Pixabay e do Freepik, o ISO é uma plataforma com milhares de fotos e vídeos em alta resolução não possui tradução, ou seja, todo seu acervo e descrições são em inglês.

Apesar disso dificultar um pouco para quem não conhece a língua, existem várias opções que podem ajudar você a construir seus projetos.

Acesse o ISO clicando aqui

4. Unsplash

Em seguida, não podemos esquecer de falar do Unsplash, uma das maiores plataformas de imagem, além de uma grande diferenciação em categorias.

Além disso, também possui uma área de padrões (patterns) e API de código de imagem para desenvolvedores. Infelizmente, essa também é uma plataforma sem tradução, mas não é difícil de mexer e encontrar aquilo que procura.

Acesse o Unsplash clicando aqui

5. Pexels

O Pexels é mais um dos bancos de imagem gratuitos em português cheio de imagens e vídeos livres de royalties.

Com diversas possibilidades, tópicos e categorias, é possível encontrar aquilo que busca para complementar suas criações artísticas. Além disso, também conta com concursos recorrentes para os fotógrafos e um blog completinho com diversos temas inspiradores.

Acesse o Pexels clicando aqui!

6. Startup Stock Photos

Se você estiver procurando por fotos em escritório, negócios e aquela cara de empresa, o Startup Stock pode te ajudar com milhares delas!

Criada em 2014 pelo desenvolvedor Eric Bailey e o marqueteiro Josh Krakauer, o site surgiu para facilitar a vida de quem procura por boas fotos gratuitas.

Acesse o Startup Stock Photos clicando aqui

7. Flickr

Voltando aos bancos em português, podemos acessar o Flickr e ter em mãos bilhões de arquivos diferentes para usar em suas criações.

Afinal, como objetivos gerais, o site busca ajudar as pessoas a disponibilizar suas fotos para as pessoas que são importantes para elas e permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos. E você pode fazer isso criando a sua própria conta gratuita.

Acesse o Flickr clicando aqui 

8. Burst

Desenvolvido e disponibilizado pela Shopify que possui mil imagens gratuitas, de alta qualidade e sem direitos autorais, focada em designers, desenvolvedores, blogueiros e empreendedores que buscam melhorar sua presença digital.

Além disso, o Burst também é em português e possui dezenas de categorias que ajudam você a encontrar aquilo que procura.

Acesse o Burst clicando aqui

9. StockSnap.io

Anteriormente, falamos sobre um banco em português, mas agora, voltamos aos gringos. O StockSnap.io é mais um dos bancos de imagem gratuitos cheio de opções de diferentes tópicos.

Você pode fazer sua pesquisa através das categorias, selecionar todas as fotos ou procurar as principais tendências no site, mas todos seguem o padrão: fotos gratuitas!

Acesse o StockSnap.io clicando aqui

10. Freerange

Seguindo a mesma linha gringa, o Freerange está no mercado desde 2007 e já conta com mais de 750 mil usuários cadastrados, enquanto disponibiliza milhares de fotos, texturas e ilustrações.

Atualizado frequentemente, todas as suas imagens são licenciadas para uso comercial sem atribuição, colaborando para o sucesso dos seus projetos.

Acesse o Freerange clicando aqui

11. PicJumbo

Criado pelo fotógrafo Viktor Hanacek, habitante da República Tcheca, em 2013 o PicJumbo tem o mesmo propósito dos outros dez bancos de imagem gratuitos separados aqui anteriormente: oferecer opções para aqueles que precisam.

Apesar do site ser incluso na lista dos gringos, é super intuitivo e fácil de acessar, separado por categorias e com barra de pesquisa, além de novidades e a possibilidade de ser um membro premium.

Acesse o PicJumbo clicando aqui

12. Gratisography

Bem mais maluco do que os outros bancos que já falamos, o Gratisography possui milhares de fotos criativas e fora da curva.

Se você estiver buscando, por exemplo, por imagens inusitadas e um pouco diferenciadas, conceituais, aqui é um lugar muito fácil de encontrá-las e nem precisa logar para fazer o download.

Acesse o Gratisography clicando aqui

13. Public Domain Pictures

Continuando nossa lista, o Public Domain Pictures é um banco especializado em imagens em alta resolução, disponibilizando opções pagas e gratuitas, sendo imagens ou ilustrações.

Além disso, você pode navegar pelas diferentes opções do menu: Top Imagens; Últimas Fotos; Categorias; Estoque de Fotos e Fotos Sazonal. Ou seja: temos aqui uma grande opção de pesquisa (e em português)!

Acesse o Public Domain Pictures clicando aqui

14. Pikwizard

O Pikwizard é uma ótima opção para quem busca por fotos e vídeos de alta qualidade, afinal, estamos falando de mais de um milhão de arquivos disponíveis para uso comercial.

Ou seja: livre de royalties e seguro para uso comercial, sem necessidade de atribuição.

Acesse o Pikwizard clicando aqui

15. RGB Stock

O RGB Stock é um banco de imagem gringo que possui mais de 100 mil fotos de diferentes tópicos, sendo que você pode navegar em seu site através do menu e mergulhar nas opções: categorias, novas fotos, popular, aleatório, FAQ, contato e fotógrafos.

Acesse o RGB Stock clicando aqui

16. Stock Vault

O Stock Vault é uma plataforma onde fotógrafos, designer e estudantes podem compartilhar seus trabalhos entre si. Assim, o site está no ar desde 2004, com mais de 138 mil fotografias de alta qualidade para projetos de design pessoais e não comerciais.

Acesse o Stock Vault clicando aqui

17. Kaboom Pics

O Kaabom Pics é um dos mais legais bancos de imagem gratuitos que vamos falar aqui hoje. Criado por Karolina para divulgação de seu próprio trabalho (infelizmente não achei seu sobrenome no site deles), o banco começou com suas fotos e acabou ampliando-se para um grande público.

Hoje, por exemplo, conta com mais de 24 mil imagens e mais de 32.984.001 downloads (MUITA COISA!).

Acesse o Kaboom Pics clicando aqui

18. Free Digital Photos

Continuando dentro das opções gringas, o Free Digital Photos entrega uma grande variedade de imagens e ilustrações (gratuitas e pagas) para todo tipo de material criativo: sites, materiais publicitários, jornais, revistas e muito mais!

Da mesma forma, possui fotos isentas de royalties e foto no uso comercial e pessoal de diferentes categorias, mas com foco em fotos de pessoas e negócios.

Acesse o Free Digital Photos clicando aqui

19. Vintage Stock Photos

Quem é das mais antigas vai saber: sabe aquele tipo de foto vintage que nossos pais ou nós tirávamos com as câmeras de filme? Basicamente, o Vintage Stock Photos busca trazer esse tipo de imagem totalmente gratuita e sem direitos para você usar em suas criações.

O banco conta dezenas de tópicos, com grande em foco na família, viagens e locais, trabalho, vida suburbana e muito mais.

Acesse o Vintage Stock Photos clicando aqui

20. Life Of Pix

Em vigésimo lugar em nossa lista, temos o banco Life of Pix, disponibilizado pela agência de marketing canadense Leeroy.

Aqui, é possível encontrar centenas de milhares de opções gratuitas de alta qualidade e diversidade artística.

Acesse o Life of Pix clicando aqui

21. Split Share

Continuando nossa lista infinita de bancos de imagem gratuitos, o Split Share também é uma ótima opção para quem busca por fotografias, tanto para uso pessoal, quanto para uso comercial.

Acesse o Split Share clicando aqui

22. Rawpixel

Em seguida, temos o Rawpixel, com imagens gratuitas e pagas de diferentes categorias para usar em suas criações é fácil de usar, apesar de ser gringo.

Mas tome cuidado: seu mecanismo de busca é um pouco geral, misturando as imagens pagas e gratuitas. Então, lembre-se de conferir antes de fazer o download.

Acesse o Rawpixel clicando aqui

23. LibreShot

Outro banco muito legal é o LibreShot que, diferente de outros, tem maior foco no minimalismo e na arte. Ou seja: temos poucas fotos padrões, com pessoas e poses.

Mas, em contrapartida, a criatividade e delicadeza das imagens são muito interessantes e podem dar aquele charme para o seu projeto.

Acesse o LibreShot clicando aqui

24. Good Stock Photos

O Good Stock Photos também entra na nossa lista de gringos e, apesar da pouca quantidade de imagens (apenas poucas mil), possui uma variedade interessante.

Para o uso pessoal, por exemplo, esse banco de imagens pode ter opções que vão ajudá-lo em seu projeto.

Acesse o Good Stock Photos clicando aqui

25. Foca Stock

Diferente de muitos bancos de imagem gratuitos que falamos até aqui, o Foca Stock possui milhares de fotografias livres de direitos para uso comercial com foco na natureza e nos ambientes de trabalho.

Ou seja: aqui, temos pouco foco em pessoas e um maior nos detalhes e visões. Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo do que você estiver procurando, mas existem muitas opções legais para dar uma olhada.

Acesse o Foca Stock clicando aqui

26. Foodies Feed

Agora eu acho que vou conquistar seu coração, principalmente se você trabalha com algum tipo de empresa de comida: o Foodies Feed é um banco ma-ra-vi-lho-so focado em fotos de comida. E não podemos deixar de falar: são fotos lindas, de alta qualidade, bem feitinhas e gratuitas.

Mas lembre-se, como todos os outros, de checar os direitos ao fazer o download da imagem!

Acesse o Foodies Feed clicando aqui

27. Styled Stock

Trazendo mais sobre os bancos focados, o Styled Stock é um banco pequeno, com poucas imagens, focado em imagens femininas.

Podemos observar, pela apresentação, que as fotos são desenvolvidas por apenas uma pessoa, mas mesmo assim, ainda são possibilidades que podem ajudar os seus projetos.

Acesse o Styled Stock clicando aqui

28. New Old Stock

Outro banco de imagem gratuito é o New Old Stock, focado em fotos vintage de arquivos públicos e livre de restrições de direitos autorais. Sendo assim, é possível encontrar diversas opções históricas e muito interessantes. Mas é importante observar, assim como nos outros bancos de imagem gratuitos, a liberdade de cada foto e até mesmo a qualidade, já que algumas fotos podem ser antigas e não terem tanta qualidade.

Acesse o New Old Stock clicando aqui

29. Free Images

Em seguida, outra opção que temos é o Free Images, cheio de opções de fotografias das mais diversas categorias que podem ser pesquisadas em português (amém).

Além disso, o site é dividido em diferentes filtros, como, por exemplo, tema ou fotógrafo, grátis para uso pessoal e comercial.

Acesse o Free Images clicando aqui

30. Stok Pic

O Stok Pic também é um ótimo site de imagens, tendo como chamada principal, o texto “Basicamente, você pode fazer qualquer coisa além de redistribuir”, ou seja, você pode ter em mãos um site cheio de opções para melhorar os seus projetos.

Então, aproveite para mergulhar nas categorias e encontrar aquilo que busca!

Acesse o Stok Pic clicando aqui

31. Refe

O Refe também é um dos bancos cheio de possibilidades, com uma pegada mais amadora em suas imagens. Além disso, também conta com diferentes opções no menu, com as opções: empresas, abstrato, comida, casa, lifestyle, natureza, transporte, e muitos outros…

Acesse o Refe clicando aqui

32. Jeshoots

Em seguida, continuando a nossa lista de bancos gringos, podemos falar também do Jeshoots, que possui milhares de fotos de alta resolução separadas por categorias e coleções.

Além disso, eles tem uma chamada bem legal, dizendo “Fotos gratuitas para sites e uso comercial. Sério! 👍” haha.

Acesse o Jeshoots clicando aqui

33. Free JPG 

O Free JPG é um banco de imagens voltado principalmente a aqueles que buscam imagens para seus trabalhos impressos em alta qualidade.

Além disso, você pode tanto pesquisar pelo nome, na barra de pesquisa, ou até mesmo fazer a pesquisa por cor, o que pode ajudar em muitos aspectos.

Acesse o Free JPG clicando aqui

34. Magdeleine

Diferente de todos que já falamos por aqui, o Magdeleine é um site com um propósito um pouco diferente: ele nos dá uma foto em alta resolução e direitos livres por dia.

Hoje, por exemplo, ao acessar o site, estamos no dia 1611, o que pode ser bem divertido 🙂

Acesse o Madgdeleine clicando aqui

35. Free Nature Stock

Como outros focados que já falamos, o Free Nature Stock é um site com imagens da natureza: ambientes, animais e as mais diversas experiências. Ou seja: é muito legal!

Acesse o Free Nature Stock clicando aqui

36. Morguefile

Com mais de 400 mil imagens gratuitas para uso comercial, o Morguefile traz em sua chamada principal a explicação “O termo “arquivo do necrotério” descreve uma coleção de imagens de referência e inspirações que são mantidas como um registro ao lado de um projeto criativo”.

E apesar de ser apenas em inglês, também é um site fácil de mexer, com barra de pesquisa e quatro categorias: fotos, vídeos, vetores e templates, além de uma separação das tendências.

Acesse o Morguefile clicando aqui

37. Reshot

O Reshot, assim como o banco citado anteriormente, também possui uma grande coleção de arquivos gratuitos e liberados para uso comercial. Da mesma forma, também tem categorias, separadas em ícones SVG, ilustrações em vetor e fotografias.

Acesse o Reshot clicando aqui

38. Insect Images

Agora, vamos falar de um banco bem maluco e focado: o Insect Imagens é um banco de imagens gratuito com fotos de… insetos. Eu imagino que você tenha adivinhado pelo nome óbvio, mas basicamente, o site tem centenas de opções de uma grande diversidade de espécies.

Acesse o Insect Images clicando aqui

39. Travel Coffee Book

Seguindo a nossa lista mais específica, temos outra opção bem interessante para quem procura por boas imagens: o Travel Coffee Book é um banco com centenas de imagens de locais que vão querer fazer você viajar para lá.

Acesse o Travel Coffee Book clicando aqui

40. Moveast

Em quadragésimo lugar na nossa lista de bancos de imagem gratuitos, vamos continuar na linha dos específicos, sendo que o Moveast é um site mantido pelo português João Pacheco.

Suas fotos contam várias jornadas e viagens ao redor do mundo, com fotos de alta qualidade e feitas para você “fazer o que quiser”, como diz a chamada principal.

Acesse o Moveast clicando aqui

41. Stock Up

Com mais de 25 mil fotos, o Stock Up é um bom site de pesquisa de fotos de alta qualidade, separado por categorias. Infelizmente, o catálogo não é muito amplo, mas é possível encontrar diversas oportunidades para deixar seus projetos ainda mais criativos.

Acesse o Stock Up clicando aqui

42. Cupcake

Por fim, o Cupcake também é, como o Moveast, um banco de imagens feito por um fotógrafo gringo. Ou seja: temos um pequeno acervo, mas com ótimas imagens e uma qualidade excelente, além de que o autor permite uso total para fins pessoais e comerciais.

Acesse o Cupcake clicando aqui

Bancos de imagem gratuitos inclusivos

bancos-de-imagem-gratuitos

Depois de separar 42 bancos de imagem gratuitos para você usar nos seus projetos com os mais variados temas, é essencial falarmos um pouquinho sobre diversidade e inclusão. Afinal, temos poucos bancos que trazem essa diversidade, principalmente, por exemplo, dos diferentes corpos e estilos.

Por esse motivo, separamos mais alguns sites para você ter na mão e encontrar aquela imagem bem diferenciada para deixar sua criação ainda mais legal!

43. Brasil com S

O Brasil com S foi um site que surgiu para acabar com os estereótipos gringos em cima dos brasileiros.

Como eles mesmos dizem “Basta uma simples pesquisa nos principais bancos de imagens, utilizados por diversas agências de marketing do país, para percebermos que não vemos brasileiros, brasileiros de verdade, naquelas fotos. Nosso país é uma grande potência cultural não é à toa: nós somos diversos. Somos muito mais do que os estereótipos limitantes socialmente construídos segundo a visão de um padrão de beleza único.”

Por isso, o site conta com uma grande quantidade de imagens que representa o brasileiro oficial, com S!

Acesse o Brasil com S clicando aqui

44. Tem q ter

Assim como o Brasil com S busca representar mais sobre o brasileiro em geral, o banco de imagem Tem Q Ter surgiu para ampliar a diversidade LGBTQI+ brasileira.

Em seu site, eles se posicionam: “A publicidade tem poder e é responsável por transformar o jeito que pensamos e agimos. Dessa forma, é necessário aprofundarmos a discussão sobre o papel de marcas, produtos e serviços na promoção da diversidade”.

Acesse o Tem Q Ter clicando aqui

45. Nappy

Em seguida, temos o Nappy: um banco que busca trazer mais fotografias de pessoas negras ao circuito criativo. Assim, você poderá ter várias opções em qualquer cenário, com uso gratuito para pessoal e comercial. Mas, assim como muitos dos bancos que falamos hoje, ele também é gringo, ou seja, só tem em inglês.

Acesse o Nappy clicando aqui

46. Gender Spectrum Collection

Também focado na diversidade LGBTQI+, o banco Gender Spectrum Collection possui uma enorme variedade de públicos, poses e estilos, o que colabora para tornar os seus projetos ainda mais inclusivos e criativos.

Você também pode aproveitar para pesquisar por categoria, navegando entre: lifestyle, relacionamentos, tecnologia, trabalho, escola, saúde ou moods.

Acesse o Gender Spectrum Collection clicando aqui

47. All Go

Anteriormente, nós chegamos a indicar o Unsplash como banco de imagem (e aliás, é ótimo), mas dentro da plataforma, temos um projeto específico chamado “All Go“, com fotografias de pessoas plus size.

Sendo o projeto, “O All Go é um aplicativo onde pessoas plus size avaliam o conforto e a acessibilidade dos espaços públicos para que outras pessoas saibam o que esperar. Reconhecemos a necessidade de mais fotos de banco de imagens com pessoas plus size e decidimos ajudar a preencher essa lacuna.”

Acesse o All Go clicando aqui

48. Alamy: Non Binary Gender

Assim como o anterior, o Alamy possui um projeto em específico chamado Non Binary Gender, que se trata de uma seleção de fotos de pessoas não-binárias, ou seja, que não se reconhecem nem com o feminino, nem com o masculino.

Acesse o Non Binary Gender 

49. Young, gifted and black

E por fim, mas não menos importante, temos o Young, Gifted and Black. Seguindo a mesma linha do Nappy, ele é um banco de imagens de pessoas negras, mas focado em mulheres, o que pode ajudar bastante para fazer aquele trabalho que você está planejando.

Acesse o YGB clicando aqui

UFA! Chegamos ao fim da nossa lista de bancos de imagem gratuitos!

Para concluir, esperamos que todos os sites e plataformas que separamos aqui hoje ajudem você a encontrar a foto PERFEITA para o seu projeto, mas lembre-se de conferir se a imagem em download está com os direitos certos. Afinal, cuidado nunca é demais, não é mesmo?

bancos-de-imagem-gratuitos

Compartilhe:

EnglishGermanPortugueseSpanish