9 métricas do branding digital que você precisa ficar de olho!

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Despertar sensações e criar conexões com as pessoas são objetivos de toda marca. Elas são construídas para formar um elo com o clientes, instigar sentimentos e proporcionar identificação.

As marcas que fazem isso com maestria não saem da mente do consumidor. Elas são o xodó de quem consome seus produtos e dificilmente serão trocadas por outra.  E sabe o que todas têm em comum? Um ótimo branding de marca. Ou seja, um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da empresa. 

Hoje, com as redes sociais, é de extrema importância a marca saber se portar nos meios digitais e medir os resultados gerados por essas interações.

Por se tratar de uma questão muito subjetiva – como criar sensações – medir a eficiência de campanhas de branding digital pode ser um tanto quanto difícil, porém é extremamente importante mensurar esses resultados. 

Isso porque as métricas podem orientar a criação de novas estratégias, além de auxiliar a manter um gerenciamento sólido e efetivo frente ao mercado consumidor. Sabendo disso, preparamos uma lista com 9 métricas, para te ajudar a medir os resultados das suas campanhas de branding digital. Confira!

Branding digital: o que é e por que mensurar os resultados?

Antes de conhecer as métricas, vamos explicar o que é o branding digital. O termo é usado para se referir a personalidade da marca online, ou seja, à forma como ela se porta nos meios digitais. Ela é desenvolvida para tornar a marca cada vez mais reconhecida, visando alcançar a admiração e despertar o interesse do público.

Para isso, é necessária a elaboração de um planejamento sólido e criado para resultados a longo prazo, visando despertar o interesse do público-alvo, converter e fidelizar os clientes.

Sendo assim, o branding digital consiste em uma estratégia de fixação da marca, viabilizada a partir de várias ações relevantes:

  • Desenvolvimento de uma identidade visual atraente;
  • Divulgação da marca nos meios de comunicação, potencializando o alcance;
  • Planejamento estratégico da empresa, com a definição de projetos e atividades que permitam executar a proposta de missão e valores da empresa de forma clara e transparente.

Como o branding digital exige muito trabalho, é preciso ter consciência sobre a percepção do público em relação à marca. Daí, a  importância das métricas: elas irão indicar se as estratégias estão funcionando ou não. 

9 métricas do branding digital para ficar de olho!

Conheça agora 9 métricas importantes que irão medir os resultados da impressão da sua marca no meio digital.

#1 Buscas pela marca

Primeiramente, essa métrica é uma das mais importantes, já que fornece um diagnóstico da percepção que o público tem sobre sua marca. Ou seja, a quantidade de buscas em um mecanismo de pesquisa determina a visibilidade da sua marca.

Para medir esses resultados, você pode contar com ferramentas como o Google Analytics e o Google Trends.

#2 Novos visitantes

A partir dessa métrica é possível avaliar a quantidade de visitantes no site da empresa. O número fornece uma noção maior sobre o alcance da marca. 

Além disso, a métrica permite mensurar o fluxo de visitantes e identificar até onde sua empresa consegue atrair audiência para os domínios do site.

#3 Retorno 

Esta métrica de branding é associada à capacidade de a marca reter e fidelizar clientes, ao ponto das novas visitas ao site se tornarem mais frequentes. Ou seja, quando a taxa de retorno é alta significa que a sua audiência foi impactada de forma positiva a ponto de voltar ao site.

Além disso, uma média de retorno alta tende a aumentar a lucratividade, já que os consumidores fidelizados irão comprar novamente. Segundo pesquisa realizada pela Zendesk, 74% dos clientes se declaram fiéis à marca, e 52% fazem o possível para voltar a comprar de suas marcas favoritas.

#4 Impressões e engajamento

É a métrica que indica  quantas pessoas viram sua publicação ou que interagiram de alguma forma com a publicação. 

Ela pode ser um pouco mais difícil de mensurar, já que é preciso considerar as inúmeras formas de interação. Além disso, muitas vezes, o usuário não irá interagir, mas apenas visualizar a postagem.

Por exemplo, para avaliar o engajamento de um post no Instagram, existem ferramentas no próprio aplicativo que indicarão quantas pessoas visualizaram, comentaram, curtiram ou compartilharam. A métrica aponta se o engajamento do público é bom ou não.

#5 Taxa de compartilhamento

Essa é uma das métricas que devem ser acompanhadas de perto, pois indica se o conteúdo está sendo bem aceito pelo seu público-alvo. Isto é, se as publicações estão sendo compartilhadas é sinal que a audiência está disposta a aumentar o seu alcance, enviando a amigos e familiares.

A taxa de compartilhamento permite avaliar o sucesso do conteúdo da sua marca, uma vez que monitora e indica quando os consumidores repostaram ou enviaram para outra pessoa. 

#6 Alcance e Frequência 

A métrica de alcance indica o número de visitantes expostos a um anúncio da sua marca. Um alcance maior significa que a propaganda da sua marca está chegando a mais clientes em potencial. 

Já a frequência é uma representação do número médio de vezes que um visitante foi exposto a anúncios por um período específico de tempo.

#7 ROI das ações de marketing e eventos

Return over Investiment, ou em sua tradução literal, Retorno sobre Investimento. Amplamente conhecido como ROI, o indicador é uma métrica importante, pois serve para analisar se as ações e eventos promovidos pela marca, estão gerando resultados positivos.

Esses dados podem servir como indicadores de sucesso, mas também auxiliam na revisão e no aprimoramento da estratégia de branding digital. Isso porque a partir do ROI a empresa pode melhorar e investir em algo que atraia mais público.

#8 Taxa de cliques (CTR)

Essa é a métrica de branding digital que indica a porcentagem de usuários que clicam em seus anúncios e compara com a quantidade de pessoas impactadas por eles. Ela é comumente avaliada em campanhas de Ads, tanto no Google quanto em redes sociais. 

O CTR é uma métrica importante para o branding digital, pois além de medir como as estratégias de Ads geram tráfego para o site, ela também auxilia na interação.

Na prática, os anúncios geram taxa de cliques e isso significa que a ferramenta está alinhada quanto ao público e entregando a mensagem para as pessoas certas. Caso o CTR esteja baixo, talvez seja a hora de reavaliar as estratégias, realizando testes A/B, para entender o que engaja o seu público.

#9 Métricas do site

Por mais que as redes sociais tenham se tornado comuns e facilitem o contato com o público, é de extrema importância a empresa ter um site. Afinal, um site é a vitrine online da sua loja e demonstra solidez no mercado.

Além disso, é importante mensurar os resultados e alcances que ele possui. Ferramentas Analytics podem oferecer uma série de insights importantes sobre o desempenho do site. Veja alguns dados que você deve analisar no branding digital:

 

  • Sessões novas: se refere às sessões iniciadas por novos usuários; 
  • Usuários: é o número de pessoas que visitaram a página;
  • Visualizações das páginas: se refere ao número de páginas visualizadas durante uma ou mais sessões;
  • Páginas por visita: é o número de acessos a páginas visitadas por sessão, incluindo as repetidas vezes que o usuário acessou a mesma página;
  • Taxa de rejeição: são as seções de apenas uma página, ou seja o usuário saiu do site a após acessar apenas uma página;
  • Duração média da seção: se refere ao tempo que a sessão iniciada pelo usuário durou;
  • Tempo de permanência na página: indica o tempo em que o usuário ficou na página.

 

Muito além de atingir altos números de acessos, a sua marca deve se preocupar em oferecer soluções e estar disposta a ajudar o cliente, melhorando a experiência do usuário.

O desafio é imenso, mas, como vimos até aqui, as métricas de branding digital são extremamente importantes para medir os resultados das suas estratégias e orientar possíveis ajustes de rota necessários para manter uma curva de crescimento.

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