O Big Brother Brasil (BBB) é, com toda a certeza, uma das maiores ações de marketing e entretenimento do Brasil há vários anos. E em cada um deles, um show de insights, tendências e debates surge. Aqueles que se antenam nas notícias e prestam atenção na movimentação do público, conseguem alavancar ações e até mesmo surpreender-se com os resultados. Mas o que você pode aprender com o branding no BBB22?
Primeiramente, não podemos deixar de falar do alcance e popularidade desse programa. Por exemplo, no passado, 2021, o BBB chegou a alcançar quase 40 MILHÕES DE PESSOAS todos os dias. Sem contar todos os diferentes canais utilizados para a divulgação e contato. Afinal, durante a programação, todas as redes sociais estão falando dos participantes, da vida dos participantes e até das ações na casa.
Por exemplo, durante sua estreia, o Twitter teve mais de UM BILHÃO E MEIO de visualizações em vídeos relacionados ao BBB, além de um bilhão de views no Facebook, 661 milhões no YouTube e um milhão na Twich. Além disso, teve a maior audiência na estreia desde o BBB18, alcançando um pico de 29,4 pontos (competindo com a estreia do Faustão na Band).
“Mas tudo isso por um milhão e meio de reais?”
Aaaah, meu querido, isso vai muito, mas muito além desse montante monetário. Tanto para a emissora, quanto para os participantes, o prêmio final já deixou de ser o principal foco.
Então, o que os participantes e a emissora realmente ganham?
Mídia. Alcance. Atenção. Influência. Fama.
Primeiramente, quanto aos participantes, é impossível falar apenas do prêmio. Pense bem: além da possibilidade de ganhar esse dinheiro, você pode simplesmente desenvolver uma influência tão grande que tudo estará alinhado quando você sair. Juliette, em 2021, surpreendeu a todos e superou expectativas. Hoje, já conta com mais de 33 milhões de seguidores no Instagram e um alcance gigantesco em todas as mídias.
Em 2021, nós desenvolvemos um blog post falando exclusivamente sobre esse fenômeno e o investimento realizado pelas empresas em marketing dentro da casa mais vigiada do Brasil. Se você tem interesse, clique aqui e saiba mais!
Cada participante entra na casa com um objetivo diferente: ser famoso, vender mais de sua marca, ganhar patrocínios… Mas todos estão alinhados com ser conhecido e reconhecido. E não é diferente com as marcas que buscam investir no programa.
Atualmente, a Globo possui doze cotas de patrocínio divididas em três categorias: a primeira, Categoria Big, possui um valor de R$91 milhões, seguido pela Cota Camarote de R$69 milhões e, por fim, a Cota Brother que custa R$11 milhões de reais. Além disso, o programa também conta com patrocínios em dinâmicas e outras ações pontuais.
Ou seja: o reality show nem começou e já arrecadou mais de R$600 milhões de reais à Rede Globo.
Branding no BBB22: a consistência e o posicionamento de marca que fazem a diferença na jornada dos participantes!
Mas agora falando daquilo que realmente viemos conversar aqui: o branding no BBB22. Caso você ainda não conheça o termo, esse conceito trata-se de tudo aquilo que você precisa fazer nos canais para influenciar as pessoas na decisão de compra. Ou seja, é tudo aquilo que a sua marca é e o que ela constrói em comunidade, seja em seu posicionamento, seja em sua identidade visual, tom de voz ou estratégia.
No BBB, vemos claramente o quanto isso é importante. Os maiores fenômenos e mais lembrados são aqueles que tiveram uma boa construção de comunidade e um posicionamento claro desde o início do jogo.
Quais foram alguns dos fenômenos de marketing no BBB dos últimos anos?
Nesse caso, seria impossível não falar da Bianca Andrade, empresária e blogueira com canal e marcas chamada Boca Rosa. Com tudo planejado, ela já entrou alinhando sua movimentação dentro da casa com as redes sociais. As roupas e as maquiagens usadas já tinham sido definidas antes e fizeram sua marca decolar ainda mais alto durante e logo depois de sua estadia na casa.
Outro ícone revolucionário das mídias foi a cantora Manu Gavassi. Com um planejamento em cima da hora e centenas de vídeos que faziam referência ao BBB sem falar diretamente do programa, Manu planejou vídeos para absolutamente todas as situações possíveis. Cada um deles teve um engajamento gigantesco, interessando os usuários e se conectando com ela através da comunidade de “fadas sensatas” que ela criou.
Na mesma linha, Juliette firmou sua identidade. Sem uma grande equipe e sem muito planejamento, a advogada não era famosa nem tinha grande público, mas por sua consistência e posicionamento do jogo, alinhado à equipe de marketing que ficou responsável por suas contas, o número de seguidores e alcance se tornou um dos maiores do mundo conforme sua jornada até a final foi concluída.
Enfim, muitos outros também tiveram seu espaço especial utilizando da estratégia de branding dentro do reality show.
O que esperar do BBB22?
No BBB deste ano, temos muitos nomes famosos e desconhecidos que buscam fazer a diferença e alcançar seu pedaço da fama também.
Uma das principais e mais faladas participantes é a Jade Picon, influenciadora, youtuber e dona da Jade², uma loja de roupas. Sua comunidade e a força com os adolescentes é um grande impulso para alcançar bons resultados. Além disso, Jade se mostra consistente com o seu posicionamento, mostrando sua autenticidade e competências.
Além disso, o BBB também conta com os participantes do grupo pipoca (não famosos):
- Laís Caldas;
- Luciano Estevan;
- Jessilane Alves;
- Eliezer;
- Eslovênia Marques;
- Lucas Bissoli;
- Bárbara Heck;
- Rodrigo Mussi;
- Natália Deodato;
- Vinícius Crato;
E no camarote (famosos), conta com os participantes:
- Arthur Aguiar;
- Pedro Scooby;
- Brunna Gonçalves;
- Paulo André de Oliveria;
- Maria (Vitória Nascimento Câmara);
- Jade Picon;
- Douglas Silva;
- Linn da Quebrada;
- Tiago Abravanel;
- Naiara Azevedo;
Você está acompanhando o BBB22?
Como vimos anteriormente, o BBB nos fornece muitas informações importantes do mercado. Por exemplo, o posicionamento de marca, o tom de voz e o comportamento com o público. Afinal, tudo isso faz diferença e precisa ser levado em consideração. E então, você já está antenado no reality e suas tendências?