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Key Performance Indicator: como definir os melhores indicadores de resultado para o seu negócio?

No marketing, muito se fala da mensuração de resultados para alcançar a melhor performance do seu negócio. Mas você sabe o que é um KPI e de que forma ele faz parte dessa etapa? É sobre isso que vamos falar um pouco neste blog post. Esperamos que goste!

O que é um KPI?

Em seu significado claro, KPI é a sigla de Key Performance Indicator, ou, traduzido para o português, Indicadores-chave de performance.

Ou seja, os KPIs são indicadores (em número ou porcentagem) que colaboram no acompanhamento daquilo que está funcionando ou não está.

Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, KPI e métrica não são sinônimos. Afinal, enquanto as métricas representam tudo aquilo que pode ser medido, a Key Performance Indicador representa apenas os objetivos que você estruturou dentro de sua estratégia.

Sendo assim, a partir do momento que uma métrica se torna relevante para a sua estratégia, ela se torna um KPI. 

E existe algum tipo de categoria para os KPIs?

Sim, existe!

Até aqui, entendemos que os Key Performance Indicators (KPI) são utilizados para mensurar resultados que estejam diretamente conectados com a sua estratégia. Através disso, é possível ter em mãos dados que vão guiar a tomada de decisão e talvez até a modificação da estratégia.

E é exatamente por isso que podemos contar com três categorias de KPIs:

  • Estratégicos

Primeiramente, temos os KPIs estratégicos, ou seja, aqueles que estão diretamente conectados com o planejamento do seu negócio, como, por exemplo, o faturamento bruto da sua empresa.

  • Táticos

Em seguida, não podemos deixar de falar sobre os KPIs táticos, ou seja, aqueles que mostram se a empresa está próxima de atingir seus objetivos gerais, como, por exemplo, o faturamento por canal de vendas.

  • Operacionais

E por fim, temos os KPIs operacionais, que são usados para avaliar rotinas e analisar os outros indicadores-chave citados anteriormente. Sendo assim, esse KPI pode ser usado, por exemplo, para medir o número de profissionais trabalhando, o tempo gasto para geração de um lead ou até mesmo o custo.

Como saber se um KPI é bom para o meu negócio?

Agora que você já sabe quais são os tipos de KPI que existem, chegou a hora de entender como escolher os indicadores do seu negócio.

O primeiro passo necessário para essa escolha é observar as seguintes características:

  • Ele pode ser mensurado?
  • Qual a importância desse KPI para o seu negócio?
  • Ele é realmente relevante para seu objetivo?
  • Em quais decisões ele poderá ajudar a sua empresa?
  • Pode ser medido com que periodicidade?

Através dessas questões, você já tem uma ideia da importância do KPI para o seu negócio.

Ainda não entendeu o que são os KPIs e precisa de um exemplo?

Não se preocupe, vamos deixar isso um pouco mais claro 🙂

Como já falamos, os KPIs variam muito de acordo com o que o seu negócio precisa. Por esse motivo, não existem indicadores perfeitos. Todos dependem do seu objetivo e daquilo que você está buscando analisar em sua estratégia.

Entretanto, existem alguns exemplos que podemos te dar e facilitar essa escolha. Para isso, vamos separar eles em primário, secundário e práticos.

KPI primário

São aqueles que mensuram os resultados iniciais, importantes na rotina empresarial. Por exemplo:

  • Leads;
  • Custo de Aquisição por lead;
  • Tráfego;
  • Taxa de conversão;
  • Receita por compra;
  • Receita total;

KPI secundário

Em seguida, temos os indicadores que estão à frente das estratégias definidas. Ou seja, aqueles que monitoram os KPIs primários e identificam quais setores estão alcançando os resultados desejados. Como, por exemplo:

  • Custo detalhado por lead (em cada etapa do funil de vendas);
  • Origem do tráfego (orgânico ou pago);
  • Assinantes da newsletter ou do blog;
  • Visitas no blog;
  • Visitas nas mídias e redes sociais;
  • Custo por visitante;
  • Preço médio por transação.

KPI prático

E por fim, temos os KPIs práticos. Eles são responsáveis por explicar os resultados primários e secundários, sendo utilizados dentro de campanhas de marketing digital. Por exemplo:

  • Número de visualização em vídeos ou posts;
  • Alcance de cada publicação;
  • Melhores landing pages e páginas mais acessadas;
  • Tráfego e ranqueamento da página;
  • Conteúdos mais livros e número de visitantes;
  • Bounce Rate;
  • Interação social;
  • Palavras-chave mais pesquisadas.

Chegou a hora de definir os seus KPIs!

Agora que você já sabe o que é um KPI e a importância deles para o seu negócio, chegou a hora de escolher aqueles que serão ideais! Lembre-se: tudo aquilo que pode ser mensurado, pode ser melhorado. Então, não deixe de lado uma das etapas mais importantes da sua estratégia!

E se você quer aprender um pouco mais sobre marketing e melhorar processos no seu negócio, convidamos você a ler mais artigos em nosso blog, clicando aqui!

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