8 técnicas para IMPULSIONAR o seu SITE com SEO!

Participe da newsletter para receber conteúdos exclusivos

Prepare seu bloco de anotações, porque agora vamos te tirar uma das maiores dúvidas do mercado digital: aprenda conosco quais são as 8 técnicas para impulsionar o seu site com SEO!

Comece anotando a importância do SEO para um negócio. Afinal, a cada dia que passa, mais e mais pesquisas são realizadas. No Google, por exemplo, contamos com mais de 40.000 pesquisas por SEGUNDO, sendo isso mais de 3,5 BILHÕES de pesquisas diárias (Internet Live Stats). Isso é muita coisa, não é?

E é claro que dentro dessa grande quantidade de pesquisas, o Google sempre busca oferecer a melhor e mais direta resposta. Então, assim nasceu o SEO: para que as melhores respostas viessem primeiro. Mas espera, o que é SEO? Calma que já vamos explicar!

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, traduzido como otimização para os mecanismos de buscas, nada mais é que regras de bom desenvolvimento da comunicação digital.

Ou seja, são estratégias que você utiliza para crescer online, seja de forma orgânica, seja de forma paga.

SEO é uma indústria importante com um valor estimado de quase US $ 70 bilhões. (Kottongrammer)

Assim, entender algumas das técnicas para impulsionar o seu site com SEO pode ser muito útil. Afinal, mais de 69,3% das empresas brasileiras já atuam com SEO (SEO Trends) e se você não quiser ficar para trás da concorrência, deve ser encontrado também.

8 técnicas para impulsionar o seu site com SEO!

5 Técnicas para impulsionar suas vendas em 2019

Agora que você já entendeu o que é SEO, chegou a hora de analisar as principais técnicas de impulsionamento! Vamos lá?

1. Utilize o Google Search Console para analisar seu site

Primeiramente, quando falamos da indexação do seu site de forma orgânica, esta ferramenta pode te ajudar muito. Afinal, com ela, você poderá analisar, por exemplo:

  • Search Appearance: como o Google está lendo cada parte de cada página do seu site;
  • Search Traffic: o que as pessoas pesquisam que levam ao seu site;
  • Google Index: qual o desempenho do Google com seu site;
  • Crawl: quais as dificuldades do Google em encontrar seu conteúdo;
  • Segurança: problemas encontrados no seu site;

2. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Em segundo lugar, vamos dar uma dica que SEMPRE damos para toda empresa de qualquer setor: esteja no Google Meu Negócio.

Esta ferramenta disponibilizada pelo Google permite que as pessoas encontrem sua empresa de forma mais prática. Com ela, também vem informações de contato, acesso e avaliações de seus consumidores.

Dessa forma, ao utilizar a ferramenta, a sua indexação se torna mais fácil, pois você pode publicar conteúdos e novidades. Sem contar que sua presença digital acontece pelas palavras-chave que você escolhe e utiliza.

3. Faça pesquisas de palavras-chave

A terceira de nossas técnicas para impulsionar o seu site com SEO é realizar pesquisas de palavras-chave. Isso porque são as palavras-chave que guiam o Google para determinado conteúdo, página ou site. Assim, ao realizar pesquisas para entender quais são as principais palavras do seu negócio e quais estão em alta, podem ajudar você a guiar sua estratégia.

Suas palavras podem ser de dois tipos:

  • Short-tail (cauda curta): poucas palavras, mas com significado amplo, como por exemplo: marketing, vendas, agência de marketing, etc.
  • Long-tail (cauda longa): palavras-chave longas ou frases, com significado específico, como por exemplo: técnicas para impulsionar o seu site com SEO, o que é SEO e como funciona, etc.  Não incluir palavras-chave long-tail pode significar perder leads em potencial (Propecta)

Escolha as que mais se conectem com o seu negócio e as utilize dentro do site e em conteúdos.

4. Acompanhe as tendências de mercado

Acompanhar as tendências e notícias do mercado pode ajudar muito você a crescer organicamente. Isso porque, ao observar a mudança de comportamento e as novas dúvidas dos consumidores, você pode produzir conteúdos muito úteis.

Por outro lado, também poderá analisar novas oportunidades de produtos ou serviços, bem como a compra de novas palavras-chave. Para isso, tente acompanhar sites e blogs brasileiros e gringos, mantendo-se atualizado no Google Trends e nos Trending Topics do Twitter.

Nesse caso, as redes sociais também podem ajudar com novas ideias.

5. Corrija erros e links quebrados

Erros 404 e links quebrados são extremamente prejudiciais para sua indexação. Ou seja, quando seu site possui muitos destes erros, a usabilidade dele cai e sua autoridade também.

Então, ao encontrar esse tipo de erro no seu site, tome todo o cuidado possível para redirecionar o seu visitante para a página correta ou a mais próxima ao que ele precisa. Assim, você não perde sua autoridade e mantém os visitantes por mais tempo dentro do seu conteúdo.

6. Atualize suas URLs

Seus links de acesso às páginas também devem ser diretos e fáceis de acessar. Links muito extensos, cheios de letras, números e símbolos dificultam o entendimento e a usabilidade. Então, revise todas as suas páginas e observe se suas URLs são fáceis de compreender e aplicar.

Quanto menos informação desnecessária, melhor será sua apresentação para o visitante. Por exemplo, neste artigo que você está lendo, olhe para o link na barra de pesquisa. Ele é claro e muito específico sobre o que é este conteúdo.

7. Desenvolva conteúdo útil em diferentes formatos

Produzir conteúdos excepcionais é uma das melhores de nossas técnicas para impulsionar o seu site com SEO. Isso porque, ao produzir conteúdos baseados em palavras-chave mais procuradas pelos seus clientes, você pode ser mais facilmente encontrado. Mas lembre-se, não é apenas produzir um texto ou um vídeo, mas algo escaneável, gramaticalmente correto, legível e entendível.

Para isso, lembre-se de grandes ferramentas que podem te ajudar, como o plugin Yoast. Este plugin permite que você escreva e analise o desempenho do seu texto seguindo as regras de SEO. Assim, seu conteúdo terá uma qualidade maior e poderá aparecer no topo das pesquisas.

Faça blog posts, vídeos, infográficos, materiais ricos e o que mais for necessário para gerar autoridade no assunto. Conteúdo é REI!


Se você quer aprender como fazer um blog post, também chamado de artigo, todo otimizado para SEO, não se preocupe! Nós temos um artigo completinho para você aprender as principais boas práticas para elaborar o seu conteúdo. Para acessar, é só clicar aqui!


8. Seu site precisa ser responsivo

Por último, mas não menos importante, seu site precisa ser responsivo. Mas o que isso quer dizer? Basicamente, ele precisa se adaptar aos diferentes dispositivos pelas quais ele será aberto. Seja pelo computador, pelo monitor, pelo tablet ou pelo celular, seu site precisa se adaptar conforme a necessidade.

Nesse caso, a leveza e o rápido carregamento da página contam muito também. Lembre-se de manter a usabilidade do seu site alta!

Bora aplicar estas técnicas?

Agora que você já aprendeu quais são as principais técnicas para impulsionar o seu site com SEO chegou a hora de colocar em prática! Faça a diferença na sua presença digital: analise tudo e crie uma estratégia, se possível, ao lado de um profissional qualificado no assunto! Bora lá!

Compartilhe:

Veja também outros conteúdos: