Por fim, construir uma marca valiosa, reconhecida e conectada com o seu público exige muita atenção e estratégia. Mas um dos primeiros passos para alcançar o sucesso dessa operação é a construção da personalidade de marca.
Sempre que pensamos em uma marca com personalidade, vemos uma construção por trás dela. Por exemplo, quando falamos de empresas como Netflix, O’Boticário, Duolingo, Nubank, Natura, Nike, Apple, McDonald’s e centenas de outras, qual é uma das suas principais características? Sua personalidade.
Mas isso não significa fazer uma marca toda engraçadinha, cheia de piadas, deboche e super conectada em tendências. Significa trazer humanidade para ela, com características únicas que a conecta com seus consumidores.
O que é personalidade de marca?
A personalidade de marca pode ser definida como o conjunto de características humanas associadas à marca.
Pelo menos, é o que diz David A. Aaker, autor do livro On Branding e um dos pioneiros dos estudos de branding. Segundo ele, quando marcas são tratadas como pessoas, as percepções e os comportamentos são afetados.
Psicologicamente, isso nos conecta de forma mais forte com uma coisa. Por isso, na Hugz, trabalhamos com esse conceito logo após a definição e construção de uma mensagem de marca. Assim, entramos no questionamento: “Se sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria?”.
É claro, nesse caso, que nossas observações profissionais tornam esse questionamento em uma longa discussão e análise, para chegar a um resultado final satisfatório para os nossos clientes e seus consumidores. Gostamos de dar o devido valor à essa etapa da construção do branding porque quando uma marca possui uma personalidade de marca bem definida, ela comunica sua mensagem de forma mais facilitada.
Quais os benefícios de uma personalidade de marca bem definida?
Quando construída com estratégia, a personalidade pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:
1. Fornece uma comunicação clara e objetiva dos benefícios do seu produto ou serviço
Primeiramente, de forma direta ou indireta, a comunicação da mensagem será mais assertiva, permitindo que seu cliente reconheça cada elemento e característica a longo prazo.
Nesse caso, temos por exemplo a Natura, que através de sua comunicação e personalidade amigável, simpática e acessível, mostra o cuidado que tem com os seus clientes. A Redbull, com uma personalidade de marca mais ativa e vigorosa, demonstra a energia de seu produto e como ela pode estar ao seu lado para superar grandes desafios.
2. Amplifica a experiência e percepções de marca
Se a mensagem de marca está sendo entregue, a percepção de marca é melhorada, amplificando a experiência do seu consumidor com a energia da marca. É por isso que somos atraídos para uma marca com personalidade, agregando interesse e envolvimento.
O exemplo mais clássico sobre esse tipo de experiência é a Harley Davidson, que traz consigo toda a energia “fora-da-lei” e a liberdade de quem dirige seus produtos. A mesma coisa acontece, por exemplo, com a marca de desodorantes AXE, que sempre teve como mensagem o “ser mais atraente”.
3. Gera relacionamento com a marca
Quando falamos no relacionamento com a marca, buscamos identificar o tipo de conexão que temos com o nosso consumidor. Assim, podemos observar, por exemplo, relações como pais e filhos (em marcas como Bauducco), mestres e parente respeitado (Chevrolet, XP Investimentos), professor e aluno (IBM, G1, Descomplica), chefe e subalterno (Tiffany, Louis Vuitton), amigo (Nubank, Duolingo, Pepsi) ou até companhia para aventuras (RedBull, Harley Davidson).
Perceber as marcas como pessoas próximas a nós, nesse sentido, é gerar esse relacionamento com sucesso.
4. Cria uma orientação para construção de marca
Quando uma marca tem uma personalidade de marca bem definida, muitas outras ações podem ser guiadas por ela. Nesse caso, por exemplo, a construção dos materiais utilizados nas embalagens e publicidades pode ser aplicada. Isso quer dizer que: se você tem um posicionamento, ele precisa ser mostrado em todos os pontos de contato com a sua marca para se tornarem consistentes.
Um exemplo consistente nesse sentido é a Nescau. Com uma clara personalidade de marca, conectado com energia e movimento, nada mais justo que isso ser transmitido através de seus anúncios na TV e no Digital, assim como sua embalagem, que é toda personalizada e reconhecível a quilômetros de distância.
5. Entende as percepções do cliente sobre a marca
E por fim, o último benefício é a facilidade que podemos entregar para entender as percepções do consumidor sobre uma marca, explorando, como David Aaker disse, “o que a marca como pessoa diria para você” de uma forma assertiva.
5 fatores de personalidade de marca que você precisa conhecer
Construir uma personalidade de marca consistente não é uma ação rápida. Além de sua definição estratégica e planejada, precisamos cuidar para que sua implementação seja feita da forma correta, promovendo o sucesso da operação.
Durante a etapa de planejamento e estruturação, podemos levar em consideração traços de personalidade que foram estudados em 1997, claros no livro Dimensions of Brand Personality, de Jennifer Aaker (filha do David) onde são divididos em 5 fatores específicos:
- Sinceridade: simples, honesto, genuíno e amigável;
- Animação: empolgante, vivaz, divertido e inovador;
- Competência: confiável, sério e bem-sucedido;
- Sofisticação: alta classe e charmoso;
- Vigor: durão e vida ativa;
Esse conteúdo foi útil para você?
Bem, chegamos ao fim deste texto, mas espero que tenha respondido a sua dúvida. Entender mais sobre personalidade de marca e os primeiros passos para construir a sua pode ser uma etapa mais desafiadora do que parece. E se estiver na dúvida, pare um segundo para pensar e responda: você gera conexão com seus clientes?
Caeja sua resposta sim, seja não, depois da conversa que a gente vai ter neste outro artigo, vamos descobrir se você gera conexão e como fazer isso acontecer! Acesse: https://agenciahugz.com.br/voce-gera-conexao-com-seus-clientes/