Você gera conexão com seus clientes?

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Pare um segundo para pensar e responda: você gera conexão com seus clientes? Seja sua resposta sim, seja não, depois da conversa que a gente vai ter neste artigo, vamos descobrir se você gera conexão e como fazer isso acontecer!

O que é conexão?

Conexão, segundo o dicionário, significa:

1. ligação, união, vínculo.

2. relação lógica ou causal; nexo, coerência.”

Ou seja, gerar conexão com seus clientes, é estreitar laços e criar vínculos, tornando-se referência e criando embaixadores de marca. Criar esse relacionamento com os clientes é algo extremamente importante na era da experiência, esse marketing 4.0 que estamos vivendo.

Tudo se torna ainda mais difícil com a competitividade do mercado. Várias marcas tentando se relacionar com um mesmo consumidor, as ondas de informação que vão e vem, as redes sociais e a tecnologia influenciando na jornada do consumidor…

São dezenas de obstáculos que as marcas precisam passar para alcançar seus objetivos. Mas calma, porque isso é possível!

 

Quer gerar conexão com seus clientes e não sabe por onde começar?

Primeiramente, precisamos entender quais são os pontos e contato que o consumidor tem com a sua empresa. Atendimento, relacionamento, mídia on e off, SAC… Tudo precisa ser bem definido e planejado.

1. Crie um laço emocional com seu consumidor

Depois, você pode ver onde estão os erros, se coloque no lugar do cliente e entenda quais problemas ele pode estar passando que você pode ajudar. TORNE-SE AMIGO DO CLIENTE.

Crie um laço emocional com a pessoa que você quer atender, converse com ela e entenda suas dificuldades. Faça perguntas como:

  • Quais problemas esse produto oferece?
  • Quais são seus benefícios e vantagens?
  • Onde eu posso entrar em contato para resolver?
  • Esse atendimento funciona?
  • Como meus vendedores atendem os clientes?
  • É um bom atendimento?
  • Eu me sinto próximo dessa empresa?

Respondendo essas perguntas, você terá em mãos, junto com os relatórios, dados e informações, um leque de possibilidades de melhorias. A empatia funciona muito bem!

 

2. Sempre garanta uma boa primeira impressão

 

Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Bem, seu consumidor decide em minutos se ele gosta ou não do seu produto, serviço ou atendimento. Por esse motivo, sempre tome cuidado com alguns detalhes, como:

  • Treinamento adequado do atendimento, para que eles saibam como agir em todas as possíveis situações;
  • Tenha originalidade em seu negócio, mostre suas diferenças;
  • Apresente-se de forma diversificada, pois sua marca precisa ser vista e você precisa decidir como;
  • Seja e pareça profissional, mas não seja um robô;
  • Torne sua equipe amigável e preparada;
  • Faça a segunda impressão ser tão boa quanto a primeira;

 

3. Seja direto no que você quer transmitir

Quando quiser transmitir uma mensagem a fim de gerar uma venda, seja direto em seu ponto. Não enrole, não modifique informações… Simplesmente seja direto e reto no que você quer.

Em um mercado cheio de fake news e informações inúteis, faça a diferença sendo verdadeiro!

 

4. Entregue conteúdo útil em troca de interesse

Utilize as redes sociais digitais, e-mail marketing, e-books ou blog para distribuir conteúdo útil para seu cliente. Resolva questões que ele nem mesmo sabia que tinha dúvida e faça com que ele se interesse pelo seu negócio.

Nesse quesito o marketing de conteúdo é extremamente importante para gerar conexão com seus clientes, se bem utilizado, por isso, crie a melhor estratégia baseada em sua persona e na jornada de compra que ela segue.

Assim, você consegue estruturar uma coisa muito importante: a autoridade. Quando se é autoridade em um assunto, as pessoas compartilham e procuram você quando estiverem com algum problema.

 

5. Incentive os feedbacks e aprenda com eles

 

Por fim, é importante para gerar conexão com seus clientes é a coleta de feedbacks sobre seu produto ou serviço. Entender como seu consumidor se sente é essencial para aplicar melhorias ao seu negócio.

Isso deve acontecer em todos os pontos de contato. Muitas vezes, quando um cliente tem um problema com um produto, ele pode ficar estressado, então é preciso ter uma equipe de atendimento treinada para atendê-lo e resolver seus problemas com educação e carisma, chegando a uma conclusão boa para ambas as partes.

E então, você já aplica algumas destas ações para gerar conexão com seus clientes? Quer saber mais? Então vem tomar um café com a gente! Somos especialistas em conexão! 

 

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