TUDO o que uma postagem em rede social precisa!

Participe da newsletter para receber conteúdos exclusivos

Você sabe tudo o que uma postagem em rede social precisa? Quais os aspectos essenciais para ter um bom engajamento? É sobre isso que vamos falar hoje!

As redes sociais estão fazendo cada vez mais parte da vida dos brasileiros. Vemos isso com o avanço da tecnologia e o crescimento do acesso.

O Brasil é um dos países que mais usa a internet diariamente, ocupando o terceiro lugar com 9h e 14min. 

Por isso, você precisa entender como funcionam grandes redes como por exemplo, Facebook, Instagram, LinkedIn ou YouTube. Se você está buscando promover a sua empresa digitalmente, as redes sociais podem ser uma forte oportunidade. 

77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de comprar produtos, seja por comentários, likes ou interações com as marcas.

Mas você sabe o que uma postagem em rede social PRECISA ter para trazer bons resultados para a sua empresa? Vamos descobrir agora!

O que uma postagem no Instagram precisa ter?TUDO o que uma postagem em rede social precisa

O Instagram é uma rede social com muitas funcionalidades, por isso, precisamos entender o que cada função oferece e o que podemos fazer. Afinal, temos a oportunidade de fazer uso, por exemplo, de fotos, vídeos, stories, textos, reels e outros.

Neste caso, precisamos cuidar com algumas coisas, isso porque cada função tem uma necessidade diferente.

Imagem para feed

 TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em primeiro lugar, temos a imagem estática para feed. Nela, nós podemos publicar uma fotografia ou arte pronta em RGB sem movimento. Ou seja, aqui, alguns detalhes importantes a serem cuidados são:

  • Tamanho da imagem (obrigatória) pode ser:

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

  • O arquivo deve ser menor que 8MB;
  • Você deve inserir uma legenda com até 2.200 caracteres;
  • Utilize a geolocalização e insira um pin na sua empresa;
  • Marque até 20 pessoas que estão envolvidas no conteúdo na postagem;
  • Coloque texto alternativo para que deficientes visuais possam ler a sua imagem utilizando o aplicativo leitor;
  • Use até 10 hashtags na sua postagem, com foco no seu nicho, setor e empresa. O Instagram permite até 30 hashtags, mas quanto mais delas, maior a probabilidade de alcançar menos pessoas ou cair em shadowban.
  • Marque pessoas na sua legenda utilizando o símbolo “@” seguido do usuário da pessoa;

Carrossel para feed

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em segundo lugar, temos o carrossel para feed, que se trata de uma sequência de fotos estáticas ou vídeos publicados no feed. As considerações para este modelo de publicação são:

  • Tamanho da imagem ou vídeo pode ser os comentados anteriormente;
  • É possível publicar até 10 fotos em um carrossel;
  • Os vídeos podem ter até 1 minuto cada;
  • Você deve inserir uma legenda com até 2.200 caracteres;
  • Aqui também se incluem as mesmas opções de hashtags, marcações e texto alternativo;

Vídeo para feed

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em terceiro lugar, dando sequência a nossa (longa) lista sobre tudo o que uma postagem em rede social precisa, temos os vídeos para feed. Neste estilo de postagem, algumas das maiores especificações são:

  • Tamanho da imagem ou vídeo pode ser o que já citamos;
  • Vídeos de no máximo um minuto;
  • Adicional com todos os detalhes de postagem para feed, como texto, marcações, geolocalização, texto alternativo e hashtags.

Gif para feed

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em quarto lugar, para postar um gif no Instagram, você só precisa entender que o gif precisa ter fundo sólido e tem todas as informações de postagem para feed.

Assim, o gif não é indicado porque sua qualidade é extremamente baixa e o Instagram é uma rede social extremamente visual.

Story

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em quinto lugar, apresentamos também o story. Esta é uma ferramentas do Instagram que está abrindo maior engajamento nos últimos tempos. Oferecendo um bastidor exclusivo, você pode utilizar para publicar arquivos com:

  • Tamanho 1080px x 1920px
  • O story se mantém por 24h, a não ser que você o coloque dentro dos destaques do seu perfil;
  • Um story pode ser uma foto, com adição de gifs, stickers, geolocalização, marcação, hashtags e até emojis;
  • Se for um vídeo, ele pode durar 15 segundos, entretanto o Instagram permite a gravação continua da postagem;
  • Você também tem a opção de enviar stories apenas para seus selecionados melhores amigos;
  • E também pode compartilhar imagens do feed no story usando o ícone compartilhar.

Reels

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em sexto lugar, temos a mais nova funcionalidade do Instagram: o concorrente do Tiktok, Reels. Esta ferramenta deveria ser extremamente próxima do Tiktok e precisa de informações como:

  • Tamanho 1080px x 1920px
  • Utiliza os 15 segundos comuns dos stories;
  • Você pode regravar vídeos de outras pessoas utilizando a música ou som de fundo de outras;
  • Você pode colocar textos sobre a imagem ou filtros;

IGTV

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em seguida, temos o IGTV, outra grande funcionalidade do Instagram voltada aos vídeos. Esta ferramenta é muito parecida com o YouTube, até existem boatos de uma futura monetização dos vídeos aqui publicados. As características para publicar neste meio são:

  • Vídeos elaborados na vertical;
  • Tamanho máximo de 4K, ou seja, 4000px x 2000px;
  • Tempo mínimo de 15 segundos;
  • Tempo máximo de 15 minutos (60 se sua conta for verificada);
  • Você pode compartilhar uma parte do IGTV no feed com caminho para a ferramentas.

Live

TUDO o que uma postagem em rede social precisa

Em conclusão, entretanto não menos importante, temos as Lives. Esse são vídeos ao vivo são transmissões em tempo real que você pode elaborar no seu Instagram para o seu público. Dessa forma, eles podem conhecer você e conversar sobre qualquer tema do seu interesse. Alguns detalhes a analisar, por exemplo, são:

  • Gravação na vertical;
  • Realização em mais pessoas;
  • Ter uma boa conexão de internet;
  • O vídeo se mantém gravado durante 24h;

Então, o que está esperando para começar a publicar? Agora que você já sabe tudo o que uma postagem em rede social precisa, aproveite para conhecer o nosso Guia Completo de Marketing no Instagram!

Compartilhe:

Veja também outros conteúdos: