Você sabe tudo o que uma postagem em rede social precisa? Quais os aspectos essenciais para ter um bom engajamento? É sobre isso que vamos falar hoje!
As redes sociais estão fazendo cada vez mais parte da vida dos brasileiros. Vemos isso com o avanço da tecnologia e o crescimento do acesso.
O Brasil é um dos países que mais usa a internet diariamente, ocupando o terceiro lugar com 9h e 14min.
Por isso, você precisa entender como funcionam grandes redes como por exemplo, Facebook, Instagram, LinkedIn ou YouTube. Se você está buscando promover a sua empresa digitalmente, as redes sociais podem ser uma forte oportunidade.
77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de comprar produtos, seja por comentários, likes ou interações com as marcas.
Mas você sabe o que uma postagem em rede social PRECISA ter para trazer bons resultados para a sua empresa? Vamos descobrir agora!
O que uma postagem no Instagram precisa ter?
O Instagram é uma rede social com muitas funcionalidades, por isso, precisamos entender o que cada função oferece e o que podemos fazer. Afinal, temos a oportunidade de fazer uso, por exemplo, de fotos, vídeos, stories, textos, reels e outros.
Neste caso, precisamos cuidar com algumas coisas, isso porque cada função tem uma necessidade diferente.
Imagem para feed
Em primeiro lugar, temos a imagem estática para feed. Nela, nós podemos publicar uma fotografia ou arte pronta em RGB sem movimento. Ou seja, aqui, alguns detalhes importantes a serem cuidados são:
- Tamanho da imagem (obrigatória) pode ser:
- O arquivo deve ser menor que 8MB;
- Você deve inserir uma legenda com até 2.200 caracteres;
- Utilize a geolocalização e insira um pin na sua empresa;
- Marque até 20 pessoas que estão envolvidas no conteúdo na postagem;
- Coloque texto alternativo para que deficientes visuais possam ler a sua imagem utilizando o aplicativo leitor;
- Use até 10 hashtags na sua postagem, com foco no seu nicho, setor e empresa. O Instagram permite até 30 hashtags, mas quanto mais delas, maior a probabilidade de alcançar menos pessoas ou cair em shadowban.
- Marque pessoas na sua legenda utilizando o símbolo “@” seguido do usuário da pessoa;
Carrossel para feed
Em segundo lugar, temos o carrossel para feed, que se trata de uma sequência de fotos estáticas ou vídeos publicados no feed. As considerações para este modelo de publicação são:
- Tamanho da imagem ou vídeo pode ser os comentados anteriormente;
- É possível publicar até 10 fotos em um carrossel;
- Os vídeos podem ter até 1 minuto cada;
- Você deve inserir uma legenda com até 2.200 caracteres;
- Aqui também se incluem as mesmas opções de hashtags, marcações e texto alternativo;
Vídeo para feed
Em terceiro lugar, dando sequência a nossa (longa) lista sobre tudo o que uma postagem em rede social precisa, temos os vídeos para feed. Neste estilo de postagem, algumas das maiores especificações são:
- Tamanho da imagem ou vídeo pode ser o que já citamos;
- Vídeos de no máximo um minuto;
- Adicional com todos os detalhes de postagem para feed, como texto, marcações, geolocalização, texto alternativo e hashtags.
Gif para feed
Em quarto lugar, para postar um gif no Instagram, você só precisa entender que o gif precisa ter fundo sólido e tem todas as informações de postagem para feed.
Assim, o gif não é indicado porque sua qualidade é extremamente baixa e o Instagram é uma rede social extremamente visual.
Story
Em quinto lugar, apresentamos também o story. Esta é uma ferramentas do Instagram que está abrindo maior engajamento nos últimos tempos. Oferecendo um bastidor exclusivo, você pode utilizar para publicar arquivos com:
- Tamanho 1080px x 1920px
- O story se mantém por 24h, a não ser que você o coloque dentro dos destaques do seu perfil;
- Um story pode ser uma foto, com adição de gifs, stickers, geolocalização, marcação, hashtags e até emojis;
- Se for um vídeo, ele pode durar 15 segundos, entretanto o Instagram permite a gravação continua da postagem;
- Você também tem a opção de enviar stories apenas para seus selecionados melhores amigos;
- E também pode compartilhar imagens do feed no story usando o ícone compartilhar.
Reels
Em sexto lugar, temos a mais nova funcionalidade do Instagram: o concorrente do Tiktok, Reels. Esta ferramenta deveria ser extremamente próxima do Tiktok e precisa de informações como:
- Tamanho 1080px x 1920px
- Utiliza os 15 segundos comuns dos stories;
- Você pode regravar vídeos de outras pessoas utilizando a música ou som de fundo de outras;
- Você pode colocar textos sobre a imagem ou filtros;
IGTV
Em seguida, temos o IGTV, outra grande funcionalidade do Instagram voltada aos vídeos. Esta ferramenta é muito parecida com o YouTube, até existem boatos de uma futura monetização dos vídeos aqui publicados. As características para publicar neste meio são:
- Vídeos elaborados na vertical;
- Tamanho máximo de 4K, ou seja, 4000px x 2000px;
- Tempo mínimo de 15 segundos;
- Tempo máximo de 15 minutos (60 se sua conta for verificada);
- Você pode compartilhar uma parte do IGTV no feed com caminho para a ferramentas.
Live
Em conclusão, entretanto não menos importante, temos as Lives. Esse são vídeos ao vivo são transmissões em tempo real que você pode elaborar no seu Instagram para o seu público. Dessa forma, eles podem conhecer você e conversar sobre qualquer tema do seu interesse. Alguns detalhes a analisar, por exemplo, são:
- Gravação na vertical;
- Realização em mais pessoas;
- Ter uma boa conexão de internet;
- O vídeo se mantém gravado durante 24h;
Então, o que está esperando para começar a publicar? Agora que você já sabe tudo o que uma postagem em rede social precisa, aproveite para conhecer o nosso Guia Completo de Marketing no Instagram!