24 livros de marketing para você se aprofundar na área!

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Você gosta de ler? Bem, essa atitude pode fazer toda a diferença na sua função, pois é através da leitura que você pode adquirir novos conhecimentos e extensões. Na Hugz, nós valorizamos muito isso, então decidimos separar 24 livros de marketing para você se aprofundar na nossa área e saber mais sobre o que fazemos!

Vamos conhecer um pouco mais de cada um?

1. Marketing 4.0: do tradicional ao digital | por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Primeiramente, vamos falar sobre o livro Marketing 4.0 que oferece uma leitura complexa e explicativa, porém fácil de entender. Aqui, Kotler segue com sua linha de pensamento sobre os momentos de transição do mercado. Então, fala sobre o marketing orientado ao produto (1.0), no focado no consumidor (2.0) e o centrado no ser humano (3.0). Em breve, no Brasil, será lançado a sequência 5.0 dessa nova etapa em que produtos, serviços e culturas empresariais precisam refletir para serem bem-sucedidos.

2. As Armas da Persuação | por Robert Cialdini

Em segundo lugar, não podemos deixar de indicar a leitura do livro As Armas da Persuasão. Nosso último artigo, sobre gatilhos mentais, tem completa base nesse livro, tratando das diferentes maneiras que você pode utilizar para conquistar as pessoas. Assim, ele mostra exemplos e nos ensina diferentes formas de aplicar isso na comunicação com os clientes.

3. A Cauda Longa: A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados | por Chris Anderson

Em seguida, temos o famoso livro A Cauda Longa. Se você gosta de uma leitura mais complexa, esse livro é perfeito: não é simplesmente uma leitura que ensina, mas que inspira a transformação nos mercados. Chris Anderson explica, de diferentes formas, como a cauda do mercado se desenvolve e também trás para jogo problemas fundamentais da economia mundial, com visão objetiva e clara, focada nas mudanças que a internet nos trouxe.

4. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir | por Simon Sinek

O quarto dos 24 livros de marketing que separamos é o livro Comece Pelo Porquê. Simon Sinek é o verdadeiro e único autor do tão famoso círculo dourado (golden circle), que fala sobre o foco do seu processo em porquê, como e o quê deve ser feito. Nesse livro, o autor fala de cada etapa e todo o contexto no qual você pode aplicar essa ferramenta para obter melhores resultados.

5. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar | por Seth Godin

Outro livro que não podemos deixar de falar são os escritos de Seth Godin. Se possível, leia todos, porque são impecáveis. Em Isso é Marketing, discute-se sobre os profissionais de marketing que não usam os consumidores para resolver os problemas da sua empresa, mas usar o marketing para resolver os problemas de outras pessoas. Assim, falamos sobre o poder da generosidade, empatia e emoção, construindo confiança e permissão junto ao público.

6. A lógica do consumo: Verdades e mentiras sobre por que compramos | por Martin Lindstrom

Em A Lógica do Consumo, Martin Lindstrom apresenta muito mais que um simples ensinamento. Afinal, neste livro, discutimos os bastidores das pesquisas de mercado que explicam porque determinado produto vende ou não. Assim, utilizando do neuromarketing para estudar os principais estímulos da propaganda na mente do consumidor, o autor aborda diversos casos reais. É possível aprender muito com esse texto, principalmente coisas que podem ser aplicadas em nosso dia a dia como negócios.

7. Transformando palavras em dinheiro: 42 lições que ninguém ensina sobre copywriting e marketing digital | por Ícaro Carvalho

Em sétimo, temos o livro Transformando Palavras em Dinheiro, um compilado de informações e dicas de copywriting para quem trabalha com marketing digital. Eu, pessoalmente, não indico a leitura para quem já está no setor, pois suas ações tem um viés muito mais comercial para afiliados digitais, ou seja, para quem já tem conhecimento no setor, se torna superficial. Mas para quem está apenas começando, o livro pode ser uma mão na roda.

8. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores | por Darren Bridger

Outro livro de neuromarketing que colabora no desenvolvimento de influência sobre os consumidores é o Neuromarketing, de Darren Bridger. Primeiramente, temos muitas explicações sobre a área e a aplicação de técnicas da neurociência sobre as informações que absorvemos. Em segundo lugar, discutimos também como o conteúdo é capaz de chamar nossa atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e nossas escolhas. Ou seja, é um livro excelente para quem quer saber mais sobre o setor.

9. Tribos: nós precisamos que vocês nos liderem | por Seth Godin

Eu já falei que os livros do Seth Godin são bons, não falei? O nono dos 24 livros de marketing que separamos para você é mais um dele. Este livro surgiu como base para entender o que é uma tribo e as diferentes estratégias para se tornar um líder. Obviamente, as coisas não são tão fáceis e ele deixa isso claro em vários momentos. Porém, continua sendo uma ótima leitura para entender o contexto e estudar mais sobre o setor com exemplos e prática.

10. Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais | por Gary Vaynerchuk

Todos nós temos noção de como o marketing digital apresentou novos formatos de conteúdo, ou seja, novas formas de contar a nossa história. Mas o que as pessoas não falam com frequência, é que isso é uma disputa para lá de complexa. Em Nocaute, Gary nos apresenta diferentes formas de se conectar aos consumidores, analisando erros e acertos das empresas e cada uma das redes sociais, como Facebook e Instagram.

11. Contágio: por que as Coisas Pegam | por Jonah Berger

O próximo dos 24 livros de marketing que separamos é o Contágio, de Jonah Berger. Esse livro não apenas nos mostra como as coisas se tornam virais, mas como fazer elas se tornarem virais. Ou seja, o autor nos dá exemplos e técnicas das quais podemos fazer uso no nosso processo de criação para viralizar uma campanha ou uma ação. Sendo assim, se torna mais que essencial observar cada aspecto e aprender como aplicar isso no nosso cotidiano.

12. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI | por Rafael Rez

Se você já nos conhece, sabe o quanto valorizamos o conteúdo para o posicionamento digital. No livro Marketing de Conteúdo, de Rafael Rez, falamos sobre essa moeda de troca. Este livro se aprofunda de diferentes formas, expandindo a mente para as diferentes etapas do conteúdo. Mais que isso, pensamos nas duas moedas mais caras desse mercado: o tempo e a atenção. Assim, se você busca iniciar sua jornada dentro do setor, esse livro é um ótimo primeiro passo.

13. O poder da influência: As forças invisíveis que moldam nosso comportamento | por Jonah Berger

O próximo livro é do mesmo autor de Contágio, mas agora, vamos falar de uma coisa mais importante: O Poder da Influência. Afinal, em um mundo com ampla concorrência, quem faz a diferença é rei. Sendo assim, esse livro é a chave para muitas pessoas que tem interesse em saber como usar o poder da influência para ter sucesso nos negócios. Também integra pesquisa, experiência, psicologia e ciências sociais para entender as influências mais sutis por trás de cada decisão.

14. Storybrand: crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca | por Donald Miller

Mudando um pouco de rumo na nossa lista, temos o livro Storybrand, uma excelente leitura sobre comunicação, de modo geral. Além de esclarecer muito a questão de simplificar uma mensagem, o autor também aborda 7 elementos principais de grandes histórias. Com isso, busca-se, principalmente, mostrar as formas como se conectar com os clientes, aplicando sua metodologia para fornecer vantagem competitiva e apelo irresistível.

15. Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital | por Daniel Rowles

Novamente falando sobre branding, não podemos deixar de indicar o livro Digital Branding. Se você quer saber como posicionar a sua empresa dentro do mercado digital, este livro é essencial. Afinal, Rowles aborda dos temas mais básicos até os mais avançados, falando sobre e-mail marketing, técnicas de SEO e automação, além de outros termos do marketing digital. Se você quer saber mais dessa área, que é nosso principal setor de atuação aqui na Hugz, esse livro pode te ajudar!

16. Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano | por Paulo Maccedo

Seguindo a nossa lista de 24 livros marketing que separamos aqui fala, novamente, sobre Copywriting. Eu, pessoalmente, acho que esse é o livro mais importante para quem produz conteúdo: com técnicas aplicáveis, conteúdo excelente e leitura aplicável. Assim, se você um dia quer seguir para a área de copywriting, lhe digo: esse é o MELHOR LIVRO DE COPY do Brasil! Afinal, Paulo nos guia por uma escrita fácil e didática impecável pelo setor.

17. Posicionamento: o primeiro e mais importante livro de marketing de todos os tempos | por Al Ries e Jack Trout

Na sequência, outro livro essencial é o Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout. Primeiramente, este livro é extremamente importante porque se trata de um dos primeiros conceitos do posicionamento de marketing. Apesar de se tratar de um conteúdo de mais de 30 anos, ainda mostra muitos conceitos e explicações que podemos utilizar nos dias atuais. Então, com ele, você pode entender a importância de um posicionamento bem definido e claro na mente do consumidor em um mercado extremamente competitivo.

18. Administração de Marketing | por Philip Kotler e Kevin L. Keller

É impossível indicar livros de marketing sem falar da nossa bíblia: Administração de Marketing. O livro, desenvolvido por Kotler e Keller que já está em sua 15ª edição fala dos principais conceitos de marketing. Mas calma, porque esse não é um livro curto, ele simplesmente mostra TUDO sobre o setor, suas etapas, técnicas, cases, conceitos e possui até exercícios. Assim, este livro é muito utilizado dentro das graduações no setor de comunicação, sendo a principal base no exercício da profissão. Por esse motivo, não só indico ler, como comprar e deixar na sua cabeceira.

19. Mindset: A nova psicologia do sucesso | por Carol S. Dweck

Em seguida, temos um livro para revolucionar o nosso Mindset. Para quem está procurando por um livro que colabore no seu desenvolvimento emocional como empreendedor, essa leitura é essencial. Afinal, Carol traz alguns dos principais conceitos baseados em sua experiência como ph.D. em psicologia, falando sobre como nós podemos utilizar a nossa mente para sermos particularmente únicos.

20. O Poder do Hábito | por Charles Duhigg

Este livro é meu xodozinho. O Poder do hábito é uma leitura espetacular na qual podemos repensar sobre nossos hábitos e como nossas ações afetam a vida. Ou seja, aqui, além de Duhigg explicar os diferentes conceitos psicológicos sobre os nossos hábitos, também mostra exemplos práticos e técnicas para que a gente transforme a forma como vivemos. Seja para educação, seja para saúde, seja um hábito que você deseja alcançar… Este livro é um ótimo guia para transformar a sua rotina.

21. Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido | por Morgan Brown e Sean Ellis

Seguindo nossa lista, o livro Hacking Growth vai te ensinar de forma despretensiosa, diversos truques e técnicas que grandes empresas utilizam. Da mesma forma, o autor mostra, de forma dinâmica, diferentes formas de entender a fundo o Growth Hacking. Aqui, o autor também foca em dois grandes pontos: a segmentação correta dos clientes e a realização constante de testes, para enfim alcançar o resultado desejado.

22. Marketing de Conteúdo Épico: Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing | por Joe Pulizzi

Estamos quase chegando ao fim da lista! Por isso, não poderíamos esquecer de citar o livro Marketing de Conteúdo Épico. Nós já citamos alguns livros que falam sobre marketing de conteúdo e esse se trata de mais um deles. Pulizzi traz consigo muitos conceitos do setor e explica de diferentes formas como conquistar novos clientes através do conteúdo. Se você está entrando no setor, esse livro poderá ajudá-lo muito a compreender o processo!

23. Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends and Friends Into Customers | por Seth Godin

Eu confesso que, apesar de procurar, ainda não achei a versão português desse livro, porém, Permission Marketing é muito mais que um simples texto. A gente já falou anteriormente de alguns livros do Seth Godin e neste, ele traz muito conteúdo sobre como fazer amigos e fazer dos amigos clientes, usando a sua didática elaborada e clara, com muitos exemplos práticos de como aplicar isso no nosso dia a dia no mercado.

24. Obrigado pelo marketing | por Vitor Peçanha

E por fim, mas não menos importante: Obrigado pelo marketing. Eu tenho certeza que você, que está por aqui, conhece o Vitor Peçanha, co-fundador da maior plataforma de marketing de conteúdo do Brasil: a Rock Content. Além de abordar a criação de conteúdo, o livro é excelente porque mostra tudo aplicado ao contexto brasileiro, de forma clara e bem explicada, com a didática impecável do Peçanha. Vale muito a pena ler!

24 livros de marketing para ler!

A jornada até aqui foi bem longa, mas espero que essas dicas possam ajudar você nesse processo de aprendizado. Provavelmente em breve, estaremos com mais uma curadoria para mostrar novas opções de leitura. Qualquer indicação, fale com a gente! Até a próxima!

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