Você está nas REDES SOCIAIS CERTAS para o seu negócio?

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Quando você começa um processo de posicionamento de marca, estar nas redes sociais certas para o seu negócio se torna imprescindível. Afinal, buscamos alcançar a nossa persona – o público-alvo – e o mundo digital cada vez mais facilita esta ponte de contato.

É quase impossível falar dessa escolha sem entender o quanto as redes são importantes. Você, aí de onde está, provavelmente já se pegou pensando na quantidade de pessoas que usam as redes sociais. Ou mesmo a quantidade de fotos e textos que nós mesmos compartilhamos nesse meio.

As coisas se tornam cada vez mais fáceis, incluindo o contato, tanto com pessoas próximas a você, quanto outras do outro lado do país em menos de segundos. E, para quem tem uma empresa, um negócio ou vende um produto ou serviço, isso se torna não apenas necessário, mas imprescindível.

Por que é importante escolher a rede social certa?

O Brasil é um país no qual as redes sociais tem grande poder. Seja para desenvolver novos talentos, seja para colaborar com a divulgação de fake news. Ela forma novos influenciadores e apresenta o melhor e o pior lado de cada pessoa.

Atualmente, por exemplo, no Brasil somos mais de 134 milhões de usuários na internet, o que corresponde a 3 a cada 4 brasileiros.

Segundo o Digital In 2019, uma pesquisa realizada por grandes nomes como WeAreSocial e Hootsuit, 66% da população brasileira tem perfil nas principais redes e destes, 89% procuram serviços ou produtos pela internet.

Se você for parar para pensar, esse número é muito além do que estamos acostumados a imaginar. São milhões de pessoas que diariamente compartilham seus pensamentos, fornecem conteúdo e se interessam por produtos ou serviços online.

Ou seja, só comprova mais uma vez a necessidade de estar em uma rede social. Entre outros benefícios, as redes sociais permitem:

  • O contato mais íntimo entre empresa e consumidor;
  • Uma ponte de contato para divulgar sua marca para o mundo;
  • O aumento do tráfego em seu blog ou site;
  • A divulgação de materiais, produtos e serviços para as pessoas certas;
  • O aumento do alcance da marca;

Não apenas isso, afinal, cada empresa tem um potencial de crescimento que deve ser observado conforme a atuação do mercado. Mas como saber se você está nas redes sociais certas para o seu negócio? Bem, vamos falar sobre tudo isso ainda, então espera um pouquinho.

Porque antes, precisamos entender como escolher essas redes, não acha? Então, por onde começar?

Como escolher as redes sociais certas?

Existem muuuitas coisas que precisamos saber ao escolher uma rede social para o seu negócio. Afinal, uma rede social digital, em si, é uma estrutura composta de pessoas ou organizações que geram um tipo de relacionamento.

Mas além disso, ela compõe uma forma de comunicação impessoal e humana, tornando-se um desafio para todos os setores. Os principais pontos a serem pensados antes de escolher a rede social perfeita são:

Análise da persona

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo nessa estrutura. A persona, ou buyer persona, é uma personificação do seu cliente ideal baseada em dados semi-fictícios e reais. Ela serve como guia para o desenvolvimento de todas as estratégias de uma empresa pois é ela para quem a empresa deseja vender.

Para ajudar você nesta parte, nós temos um artigo inteiro focado em personas, que você pode acessar clicando aqui.

Mas além disso, é necessária uma análise profunda da rede social para entender qual é o público DA REDE.

Ou seja, compreendendo as principais informações e dados que podemos retirar de pesquisas de mercado e relatórios, precisamos alinhar as duas ações: seu público e o da rede social.

Defina os objetivos e métricas

Em seguida, defina os principais objetivos que você tem com as redes sociais e quais as principais métricas pelas quais vai se guiar. Aqui vai um ponto muito, mas muito importante.

Não se guie pelas chamadas métricas de vaidade. Curtidas, visualizações, comentários… São ótimos indicadores, mas não devem ser o foco de venda. O que importam, normalmente, são as conversões e vendas que você tem através das redes sociais.

Afinal, imagina ter dois milhões de seguidores no Instagram, por exemplo, e não conseguir vender nem 36 camisetas? Pois é, isso foi um caso real de uma influencer, Arii, que tentou vender produtos que não tinham a ver com o que ela apresentava.

Tudo precisa estar alinhado, desde o tom, o posicionamento, a rede, e os formatos. Lembre-se sempre de analisar os objetivos de forma estratégica e, é claro, comercial.

Entenda as formas de conteúdo

Outro ponto importante a ser discutido são os formatos de conteúdo diversos que as redes oferecem.

Cada rede social tem um tipo de conteúdo de mais sucesso. No Pinterest, são as imagens, principalmente aquelas que seguem um padrão estético. Dentro do twitter, são permitidos fotos, gifs, vídeos e textos curtos, mas com foco principalmente no microblogging. No Facebook, conteúdos extensos, vídeos, grupos, stories e outros temas, enquanto no Instagram usamos mais formatos visuais e no LinkedIn, escritos.

Ou seja, analise os principais formatos e veja os que mais se encaixam para o que você está buscando comunicar!

Quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2020?

Bem, eu espero que você tenha conseguido entender até aqui alguns dos principais pontos a serem pensados quando escolhemos uma rede social. Então, para decidir finalmente se você está nas redes sociais certas para o seu negócio, chegou a hora de conhecer algumas!

1. YouTube

Primeiramente, não poderíamos deixar de falar da maior plataforma de vídeos do mundo. Essa plataforma é a mais utilizada no mundo para pesquisas e entretenimento, fazendo parte dos mecanismos de busca do Google.

Atualmente, conta com mais de dois bilhões de usuários no Brasil, sendo, em 2020, uma média de 11 minutos e 24 segundos de vídeos assistidos por dia. Além disso, como criadores, mais de 500 horas de vídeo são colocados por segundo na plataforma.

Vamos combinar que esses números chegam a ser assustadores. É uma oportunidade muito grande de alcance.

2. Facebook

Em segundo lugar, temos o Facebook. Fundada por Mark Zuckerberg, a maior rede social do mundo possui uma longa trajetória desde o Facemash (primeira versão) em 2003, elaborada em um dormitório em Harvard, que evoluiu para o thefacebook.com em 2004 até finalmente chegar ao Facebook em 2005, da forma que conhecemos hoje.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente o Facebook é a rede social paraíso de 93% dos marqueteiros que veem a importância da presença de uma marca neste mundo social.

Aqui no blog, temos um artigo com um Guia Completo de Marketing no Facebook, que pode ajudar você a alcançar os resultados desejados! É só clicar aqui.

3. WhatsApp

Em terceiro lugar, temos a principal plataforma de comunicação do Brasil, oferecendo uma nova opção sem custo para o envio de mensagens. O WhatsApp foi criado em 2009, por Brian Acton e Jan Koum, e em seguida, foi comprado pelo Facebook Inc no início de 2014.

Em uma rede social onde são enviadas mais de 100 bilhões de mensagens por dia, existe uma grande oportunidade para os negócios.

Tudo isso ganhou maior destaque ainda para as empresas com o lançamento do WhatsApp Business, que permite uma quantidade imensa de ferramentas e contatos para contas empresariais.

4. Instagram

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram é uma plataforma desenvolvida pelo Facebook, lançada em 2010 que tem como intuito compartilhar fotos e vídeos entre os usuários. Em 2011, o Instagram já contava com quase 10 MILHÕES de usuários.

Hoje, ele já conta com mais de UM BILHÃO (não é brincadeira, não) de usuários ativos todo mês.

Mas nos últimos anos, o Instagram foi uma das redes sociais que mais cresceu, cerca de 23% ao ano, que também se explica pelo seu grande uso: 60% dos navegantes da internet utilizam o Instagram diariamente. Portanto, isso faz com que o Instagram seja a segunda rede social mais utilizada no mundo, depois do próprio Facebook.

Novamente, aqui no blog temos outro artigo com um Guia Completo de Marketing no Instagram que você pode gostar. É só clicar aqui!

5. Twitter

Em quinto lugar, temos uma das maiores (e muitas vezes, mais difíceis de lidar) redes sociais. O Twitter é uma das redes sociais que regem as tendências do momento. Com mais de 330 milhões de contas ativas, esta rede permite a divulgação de grandes manifestos através de hashtags que se tornam os famosos “trending topics”.

É um ótimo lugar para saber das maiores fofocas do momento e as principais tendências de mercado. Mas mais que isso, é lá que podemos encontrar os comentários mais sinceros sobre sua marca, produto ou serviço e os clientes mais felizes e mais irritados.

Ou seja, é um local para ser humano.

6. Pinterest

Em sexto lugar, podemos falar de uma das redes sociais mais calmas do mercado. Principalmente porque seu foco não está exatamente no social, e sim, na questão de estética e referência.

Com mais de 400 milhões de contas ativas, esta rede social tem muito poder sobre as imagens, infográficos e gifs.

Caso seu trabalho, produto ou serviço, tenham esse viés, considere uma oportunidade! Nesta rede, os usuários podem salvar seu “pin”, ou seja, sua imagem, e também podem compartilhar com outras pessoas seus painéis de referência e os próprios links.

7. LinkedIn

LinkedIn é uma rede social extremamente importante para o mercado profissional. Fundada por Reid HoffmanAllen BlueKonstantin GuirickeEric Ly e Jean-Luc Vailant em 2002 pela LinkedIn Corporation. Seu sucesso só aumentou logo após ser comprada pela grande Microsoft, em 2016 e até hoje ainda se mostra em pleno crescimento.

Focada no mundo profissional, possui quase 600 milhões de usuários em mais de 200 países, sendo a terceira rede social digital mais utilizada.

Desse modo, conhecer sobre a rede social e como ela pode ajudá-lo(a) pode ser uma grande oportunidade de negócio. Principalmente quando falamos de uma que está alcançando cerca de 56% da presença digital. Ou seja, é um local em que você pode crescer!

Chegou a hora de responder: você está nas redes sociais certas para o seu negócio?

Em suma, chegou a hora de responder essa grande questão que levantamos: você está nas redes sociais certas para o seu negócio? Ás vezes, precisamos abrir espaço para esse debate e encontrar uma forma de valorizar seus serviços e seu posicionamento.

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