Guia de marketing no TikTok: tudo o que você precisa saber!

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Volta e meia a gente se depara com uma dancinha nova do TikTok, e não só elas, os desafios e vídeos divertidos viralizam com uma facilidade enorme na rede.

Criado em 2016, pela companhia de tecnologia chinesa ByteDance, era conhecido como Douyin na China. A rede social ganhou o nome TikTok, após a aquisição do Musicaly – rede de vídeos musicais popular nos Estados Unidos – em 2018. Logo após foi lançada mundialmente, já com o nome TikTok

O ‘boom’ da rede só aconteceu em 2019, quando o app foi o segundo aplicativo mais baixado, ficando atrás apenas do WhatsApp. Em meio a pandemia, a rede se tornou ainda mais popular, e em 2020 atingiu a marca de 2 bilhões de downloads, segundo dados da Sensor Tower.

Ou seja, o TikTok vem se tornando cada vez mais popular. 

Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais sobre o tema? Basta ler o artigo, que você entenderá como a rede funciona no nosso guia de marketing no TIKTOK!

Por que a sua empresa PRECISA estar na rede social?

Antes de conhecer o guia de marketing no TikTok, é preciso entender como essa rede se comporta atualmente.

O TikTok possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos – que acessam o app pelo menos uma vez por dia. Ou seja, mesmo sendo uma rede social recente – nem 10 anos de vida – a plataforma já está consolidada no mercado, concorrendo, inclusive, com as gigantes já estabelecidas. Somente no Brasil, estima-se que TikTok alcance cerca de 52,3 milhões de usuários mensais

A rede social é uma plataforma voltada ao compartilhamento de vídeos curtos, que fornece recursos de edição, e possibilita a inserção de filtros, áudios, legendas e gifs animados.

Popular entre os jovens, o TikTok cresceu rapidamente em um curto espaço de tempo. E a explicação para isso está nas dancinhas e nos desafios que atraem cada vez mais a atenção do público.Mas, afinal, qual o segredo do sucesso? A criatividade!

Mas, por que sua empresa deve fazer parte do TikTok?

Bom, se número de usuários ainda não atraiu sua atenção, o alto índice de engajamento da rede vai. A plataforma estimula a participação dos usuários por meio de desafios ou challenges, como são popularmente conhecidos. Dessa forma, o TikTok não é apenas uma rede social de ‘dancinhas’, ele é sobre interatividade, construção de histórias, entretenimento e por que não sobre negócios?

Listamos alguns motivos que vão te fazer olhar com mais carinho para a rede social. Veja só:

    • Taxa de engajamento: em um estudo realizado pela Upfluence, a taxa de engajamento é de 18%, cinco vezes maior que seus concorrentes. 
    • Espaço para os criadores de conteúdo: o TikTok possui um espaço inteirinho para os criadores, o Creator Market Place. Por meio desse espaço, a plataforma entrega os dados dos influenciadores – público e produções – para que as marcas analisem se existe consonância com a estratégia da empresa. Ou seja, é possível dar um ‘match’ de maneira precisa.
    • Algoritmo assertivo: criar um conteúdo maravilhoso e ele não chegar ao público é o pesadelo de todo marketeiro. Mas, o TikTok minimiza as chances disso acontecer. Isso porque o algoritmo é bastante assertivo. Baseado na segmentação de interesses de cada usuário, ele faz o cruzamento de inúmeras variáveis, aumentando até o tempo de navegação e frequência de uso.
    • Oportunidades: a plataforma tenta ser a mais democrática possível, e o número de seguidores não é uma métrica para que o perfil seja mais ou menos entregue ao público. 
    • Proximidade com novos usuários: o público do TikTok, em sua maioria, é composto pelas gerações Z e Alpha, pessoas que não têm o hábito de consumir publicidade tradicional. Eles estão mais acostumados a visualizar mensagens em vídeos que sejam rápidas, fáceis de serem absorvidas.
    • Diversão e desafios: em dias tão agitados e pesados, tirar um tempinho para se divertir na rede pode ser uma ótima válvula de escape. E por que não fazer isso, por meio dos challenges, uma febre no TikTok? Este pode ser um bom jeito de criar conexões com o público.

 

 

Além disso, por meio do TikTok Ads Manager, as empresas podem criar e publicar campanhas, independente do orçamento.

TikTok: como fazer o perfil na rede decolar?

Criatividade e autenticidade são as palavras de ordem para que os conteúdos decolem. Por isso, se sua empresa visa ter sucesso na rede deve dar prioridade para a criação de vídeos originais.

Hoje, o TikTok permite o compartilhamento de vídeos de até 3 minutos, mas os que viralizam mais rapidamente chegam a ter, no máximo, 1 minuto. Ou seja, é preciso pensar em uma mensagem persuasiva, breve e que prenda a atenção do usuário, se não ele rola pra cima na tela, sem nem menos dar chance ao seu conteúdo.

Nesse sentido, se você busca ter sucesso no TikTok é preciso conhecer seu público e entender como ele se comporta, assim é mais fácil identificar sua persona. Além disso, o desempenho da marca pode aumentar quando a empresa encontra o seu nicho, escuta ativamente seu público e se envolvem com as tendências.

O TikTok  oferece duas opções de conta, pessoal e corporativa, esta última é o nosso foco aqui. Estes perfis permitem que a empresa use as ferramentas de marketing da própria plataforma, como o Creator Market Place, para criar suas estratégias de publicidade. 

O perfil business do TikTok, fornece acesso a ferramentas como:

  • Pacote corporativo web: um espaço que disponibiliza recursos para analisar os dados da conta, promover determinados conteúdos e ainda fornece todo o suporte necessário para fazer sua conta crescer;
  • Biblioteca de músicas comerciais: um espaço com mais de 1 milhão de músicas e sons liberados para uso comercial. Por meio dessa ferramenta, a empresa pode criar conteúdos, sem ter que passar pelo processo para obter licença de uso;
  • Vitrine de vídeo: apresenta os conteúdos mais populares dos últimos 30 dias.

É importante ressaltar que o foco da plataforma está na entrega de conteúdos originais, ou seja, vale usar e abusar da criatividade. Aqui nenhuma ideia é boba, e também não é necessário um orçamento digno dos cinemas de Hollywood. Muitas vezes, são os vídeos mais simples que se tornam virais mais rapidamente.

Como criar um conteúdo?

Bom, agora que você já conhece o TikTok e percebeu seu alto potencial de engajamento, deve estar se perguntando como dar início a criação de conteúdo. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, confira o guia de marketing no TikTok!

  1. Coloque a cabeça pra funcionar: nenhuma ideia criativa vai brotar na sua mesa do nada, por isso, é importante pensar sobre as possibilidades de abordagem e buscar inspirações. Organize as ideias em um papel e veja se o conteúdo pretendido se encaixa com a mensagem que a empresa deseja passar;
  2. Hora de arregaçar as mangas: ideia pronta? É hora de tirá-la do papel! Para isso, não é necessário usar equipamentos de ponta. Basta um celular com uma boa resolução pode fazer todo o trabalho. O vídeo pode ser gravado e editado direto na plataforma, que dispõe os recursos de edição. Ou você pode trabalhar com colagens: é só gravar todo o vídeo e depois usar um app de edição, como o CapCut e fazer todos os ajustes necessários.
  3. Detalhes são importantes: os vídeos podem ser incrementados com legendas, que auxiliam o usuário na compreensão do assunto. Outro detalhe importante são as hashtags, que podem ajudar no alcance do seu conteúdo, uma vez que servem como um mecanismo de busca.
  4. Localização e pessoas: caso você esteja divulgando seu estabelecimento é importante inserir a localização, sem contar que isso auxilia a melhorar a experiência do usuário e mostra anúncios com base na proximidade. Já as marcações de outras pessoas influenciam no engajamento.

Quanto a horários, não existe uma regra definida, pois for you, como é conhecido feed do aplicativo, não entrega conteúdos com base na ordem cronológica. O FY do TikTok prioriza materiais autênticos e de valor, ou seja, os vídeos são originais, criativos e inovadores? Então eles estarão lá para que os usuários se divirtam com eles!

Agora que você já conhece o nosso guia de marketing no TikTok, que tal dar uma repaginada na sua estratégia de marketing e abraçar essa nova plataforma? Pode ser um ótimo jeito de atrair novos públicos 😉

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