BLOG

39-termos-de-marketing-digital-que-voce-precisa-conhecerv

39 termos de marketing digital que você precisa conhecer!

O marketing digital é uma das áreas que mais cresce no mercado, é comum ser adotado por diversas empresas e já faz parte do nosso dia a dia. Mas existem termos muito específicos que nos deixam um pouco perdidos.

São palavras em inglês, siglas e termos um pouco difíceis até de pronunciar usadas para especificar técnicas, ferramentas e métodos de marketing digital.

Pensando em te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos uma lista com 38 termos mais usados em marketing digital e que você precisa conhecer. Leia o artigo a seguir e fique por dentro do assunto.

1. Analytics

Em português significa análises, o termo é usado para se referir à ferramenta que analisa os dados e informações do site, como número de acessos, origem de entrada, tempo de permanência no site, etc. Essa funcionalidade também está inserida em redes sociais, como Facebook e Instagram.

2. Inbound Marketing

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma técnica usada para chamar a atenção dos clientes, sem o uso de anúncios que “pulam” na tela. É uma forma de publicidade baseada em conquistar o público e promover a empresa por meio de conteúdos, como ebooks, newsletters, blog posts, etc.

3. Outbound Marketing

É semelhante ao marketing tradicional, trata-se de uma abordagem mais direta de divulgação, por meio de anúncios, propagandas, cold emails, etc. Tudo isso pensando em chegar mais rápido até o consumidor.

4. Persona

É o termo usado para se referir ao perfil “fictício” do cliente de determinado produto ou serviço. Esse perfil é traçado com base em uma pesquisa com os clientes atuais de um negócio, a partir disso é desenhado um perfil ideal de consumidor, que servirá de base para as campanhas de marketing.

5. Lead

Lead é um termo usado para se referir aos clientes que, de alguma forma, demonstraram interesse no produto ou serviço.

6. Prospect

O prospect é o lead que se tornou um potencial cliente, ou seja, ele já está interessado em fazer a compra do produto ou contratação do serviço.

7. Link building

É uma prática baseada em inserir no texto links que direcionam o usuário a outros artigos do site, que estão relacionados ao tema.

8. CTA

O Call-to-action, ou chamada para ação, é um convite para o leitor dar o próximo passo após interagir com algum conteúdo. É a última coisa que o usuário vai ver, e para dar certo a chamada precisa ser irresistível. Essa chamada precisa conquistá-lo, para que ele avance na jornada de compra. 

9. ADS

É um termo em inglês que significa anúncio, ou seja, é uma forma de promover um produto, serviço, marca ou ideia por meio de um canal de comunicação, com o intuito de atingir determinado público. Hoje em dia, é muito comum encontrar essa ferramenta em outros mecanismos como o Google, Facebook, Instagram, entre outros.

10. CRM

É uma sigla para Customer Relationship Management, e significa gerenciamento de relacionamento com os clientes. O método visa manter a boa relação entre empresa e consumidor.

11. CAC

É uma sigla para Custo de Aquisição por Cliente. O indicador é definido a partir do cálculo feito para entender o custo médio que cada cliente representa para a empresa. 

12. Landing page

Também conhecida como página de conversão, é dedicada exclusivamente a ofertar algum material gratuito ou vender um produto.

13. Brainstorm

Brainstorm, ou chuva de ideias, é o termo usado para definir o momento em que a equipe se reúne para encontrar soluções criativas para criar um produto, ou resolver um problema. 

14. Briefing

Briefing é o documento que servirá como guia para a criação de algum material ou produto.

15. Branding Digital

O Branding Digital, ou Digital Branding, é a gestão da sua marca no meio digital, utilizando a influência, o posicionamento de marca e o planejamento estratégico para obter resultados.

Em outras palavras, esse é o processo de reconhecimento, crescimento e fixação no mercado através do contato com o consumidor, seja por meios tangíveis, seja por meios intangíveis.

Ou seja, Branding também é estar presente na mente do seu consumidor.

Não podemos dar uma única explicação que sane todo esse conceito. Afinal, vamos combinar, isso está muito além de uma simples descrição. Porém, você pode entender esse processo aos poucos, com base no que muitos especialistas comentam.

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o tema, nós temos um artigo específico falando apenas sobre isso, clique aqui e saiba mais!

16. B2B

Business-to-business é um termo usado para se referir a empresas que vendem para empresas, é o caso daquelas que fornecem matéria-prima a outras.

17. B2C

Business-to-Consumer é um termo usado para designar empresas que vendem direto para os consumidores.

18. Budget

Este termo se refere ao orçamento ou verba destinada para alguma tarefa ou serviço.

19. Conteúdo evergreen

É um conteúdo sempre “verde”, ou seja, é aquele que não perde valor com o tempo, é criado para ser duradouro. É um conteúdo otimizado para as buscas orgânicas, de forma que seja sempre relevante. 

20. CRO

Conversion Rate Optimization, ou otimização da taxa de conversão em português, é o processo usado para aperfeiçoar a taxa de conversão de uma estratégia. É uma técnica que visa converter os seguidores e visitantes, com o intuito de torná-los clientes.

21. CMS

É a sigla para Content Management System, que em uma tradução literal significa Sistema de gerenciamento de conteúdo. É uma aplicação da web desenvolvida para facilitar a produção de conteúdo. Um ótimo exemplo de CMS é o WordPress.

22. Engajamento

O termo é usado para se referir a uma métrica de Marketing Digital e corresponde à interação do usuário com o conteúdo publicado, seja nas redes sociais ou sites.

23. Feedback

É o retorno dado sobre um produto ou serviço, é feito após uma análise e serve para dar sugestões, aprovar ou descartar um projeto.

24. Funil de vendas

É o processo pelo qual o consumidor passa até se tornar um cliente. É representado por uma pirâmide invertida e dividido em três etapas: topo, meio e fundo. 

Cada etapa é abastecida com conteúdos apropriados, com o intuito de converter os usuários em clientes.

25. Case

É uma história de sucesso de um cliente, apresentada a partir do depoimento que deve para contar a experiência positiva com o produto e/ou serviço.

26. Mailing list

É uma lista de emails adquirida por meio de ações para capturar leads ou em páginas de conversão. É usada para diversos fins, mas especificamente para o envio de e-mail marketing.

27. Meta description

Também conhecido como meta descrição, é muito usado em blog posts. Trata-se de uma descrição exibida logo abaixo do título nas páginas de busca. É importante, pois dá ao usuário uma prévia do conteúdo do texto.

28. Newsletter

É uma estratégia de marketing usada para gerar leads, é realizada por meio da oferta de conteúdos periódicos que são de interesse do usuário. São materiais enviados por e-mail para os assinantes deste conteúdo.

29. Materiais ricos

Os materiais ricos fazem parte da estratégia de inbound marketing, voltada para a geração de leads. São materiais como ebooks, whitepapers, vídeos e outros, que direcionam o usuário para uma landing page e pedem os dados em troca de download gratuito.

30.KPI

KPI é a sigla para Key Performance Indicators, e significa Indicadores-chave de Desempenho. São as métricas usadas para medir os resultados e desempenho de uma estratégia e mensurar o cumprimento das metas. 

31. ROI

Sigla usada para Return on Investment, que significa Retorno sobre Investimento em sua tradução literal, e corresponde à relação de receitas e gastos de uma empresa.

32. SAC 2.0

É o serviço de atendimento ao consumidor realizado por meio das redes sociais, com o objetivo de estabelecer um contato mais próximo com os usuários.

33. SEO

O SEO (Search Engine Optimization), em português Otimização de Mecanismos de Pesquisa, consiste na prática de otimizar suas páginas da web para obter uma classificação mais alta nas páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa (SERP). Caso você tenha interesse em saber mais sobre esse assunto, temos um artigo específico sobre o tema, então clique aqui e saiba mais!

34. Storytelling

É uma técnica usada para contar histórias. A narrativa é criada usando recursos audiovisuais, de forma que consiga envolver o público.

35. Taxa de conversão

É o termo usado para se referir aos usuários que completam uma determinada ação desenvolvida pela marca ou empresa. Leads que se tornam prospects são um exemplo de conversão.

36. Teste A/B

É um teste realizado com duas ou mais versões de uma página ou publicação. A técnica analisa as respostas do usuário e avalia qual é a melhor alternativa.

37. Tráfego orgânico

São métricas que analisam o fluxo de usuários dentro de um site. Estes acessos são conquistados sem a necessidade de investir anúncios, ou seja, são espontâneos. 

38. Tráfego pago

Diferente do tráfego orgânico, são os acessos conquistados por meio da promoção de posts e anúncios, ou seja, a empresa paga para ter o conteúdo promovido.

39. Webinar

Por fim, o webinar é uma conferência, reunião, seminário ou palestra realizada pela internet, normalmente essas transmissões são ao vivo. O conteúdo pode ser disponibilizado de maneira gratuita ou paga, o termo é a junção das palavras Web e Seminário.

E aí, gostou do conteúdo e entende melhor os termos de marketing digital? Continue acompanhando o blog da Hugz e aprenda mais sobre o tema!

materiais-ricos-xx-formatos-que-vao-te-ajudar-a-conquistar-leads

Compartilhe:

EnglishGermanPortugueseSpanish